A retomada do funcionamento das estações Pirajá e Bom Juá da Linha 1 do metrô de Salvador, após o acidente ocorrido no sistema, foi adiada para o próximo sábado (4). A informação foi divulgada na tarde desta quarta-feira (1°) pela CCR Metrô Bahia - empresa que administra o serviço.
Antes do adiamento, a previsão era de que o funcionamento nas duas estações fosse normalizado na quinta-feira (2). Com a mudança, o sistema segue operando apenas entre Lapa e Retiro por mais dois dias. Até lá, o esquema de transporte com ônibus montado emergencialmente segue em funcionamento.
Leia também:
Em nota, a CCR Metrô Bahia informou que o adiamento foi decidido em decorrência de reparos adicionais necessários na rede elétrica de alimentação dos trens, que só foram identificados após a retirada de parte dos vagões envolvidos no acidente.
No total, foram 8 vagões envolvidos no acidente, segundo a empresa. Até a última atualização desta reportagem, 4 deles já tinham sido removidos e outros 4 estavam em processo de remoção.
Segundo a CCR, mais de 150 colaboradores das áreas de segurança, engenharia e manutenção foram deslocados atuar no serviço de retirada dos vagões e de reparo do sistema.
Os vagões que já foram retirados do local foram levados para a oficina da CCR Metrô, onde passarão por reparos. Nesta quarta, a empresa divulgou imagens do serviço.
Vagões envolvidos em acidente no metrô de Salvador são levados para oficina após remoção; Veja vídeo#ibahia #salvador #metro pic.twitter.com/POZap6Skw1
— iBahia (@iBahia) June 1, 2022
O atendimento foi suspenso nos locais na terça-feira (31), logo após a batida, que envolveu dois trens e um rebocador. Seis pessoas ficaram feridas no acidente, sendo quatro passageiros e dois funcionários. Duas delas registraram queixa contra a empresa nesta quarta-feira (1°), por causa das lesões.
O acidente aconteceu na altura do bairro do Calabetão, às margens da BR-324, bem próximo à estação Pirajá e a um posto de combustíveis. Moradores contam que era por volta das 9h20 quando ouviram o estrondo da batida entre os veículos.
De acordo com a CCR Metrô, o trem que estava ao lado do caminhão rebocador passava por um alinhamento para seguir para a Estação Pirajá, quando foi atingido pelo outro que estava saindo da Estação Pirajá.
Para apurar o que motivou a ocorrência, a concessionária abriu um processo de investigação interno. Os primeiros resultados indicam que houve uma falha no rebocador. Até então, quatro, dos oito vagões, já foram retirados.
Queixa
Segundo a polícia, as mulheres que registraram ocorrência nesta quarta são mãe e filha. Elas estavam juntas no metrô e tiveram lesões no acidente. Os nomes das duas não foram divulgados.
As mulheres estiveram na 11ª Delegacia Territorial (DT), no bairro de Tancredo Neves, durante a manhã. Na ocasião, foram expedidas guias de exames de corpo de delito.
As duas mulheres tiveram alta do hospital para onde foram levadas ainda na terça-feira, junto com os outros quatro feridos no acidente.
Além de mãe e filha, mais uma outra mulher e um homem eram passageiros do trem. Os outros dois feridos são funcionários da empresa, que estavam operando o rebocador envolvido na batida.
Em nota divulgada ao iBahia, a CCR Metrô Bahia informou que a concessionária fez contato direto com os quatro clientes ainda na terça-feira, para acompanhar o estado de saúde de todos, além de se colocar à disposição para custear despesas com medicamentos, e disponibilizar serviço de consulta médica especialista, para contribuir com o restabelecimento de todos.
No posicionamento, a empresa disse ainda que está à disposição para contribuir com as investigações e minimizar os impactos do acidente.
Leia mais sobre Salvador em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!