O projeto Prêmio Jovem Repórter foi lançado nesta terça-feira (01) na Rede Bahia. O programa, que é realizado pela rádio CBN Salvador, foi criado para incentivar a formação de novos profissionais e consiste em dar oportunidade aos estudantes de jornalismo de mostrar os seus talentos. O prêmio, que acontece pela primeira vez na Bahia, foi apresentado pelos representantes da rádio CBN Salvador aos coordenadores de cursos de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, além de professores da área e estudantes na tarde desta terça-feira.
Emmerson José, radialista e coordenador de jornalismo da rádio CBN, afirmou que essa iniciativa é para revelar o melhor que existe em cada faculdade da capital baiana e diz ter certeza que esse projeto será um sucesso. "A proposta é aproximar a rádio CBN dos estudantes de jornalismo e das faculdades, além de encontrar os talentos que não são revelados nas faculdades e tenho certeza que essa garimpagem vai dar certo", disse. Para participar, os estudantes devem fazer uma matéria com características do rádio jornalismo utilizando do tema "Cidades digitais - O uso da tecnologia". A matéria deve ter no máximo três minutos e deve ser gravada no formato mp3. Podem se inscrever alunos do 1º ao 7º semestre de todos os cursos de jornalismo da Bahia. Os estudantes concorrem individualmente ao prêmio e podem se inscrever a partir do dia 1º de maio até o dia 25 deste mesmo mês. Uma página com informações gerais já está no ar e um link pode ser encontrado no site da CBN Salvador.
O processo de seleção das matérias será feito por uma comissão interna, que escolherá as 10 melhores matérias. Essas gravações irão para voto popular no site da rádio CBN e passarão por um júri técnico formado por quatro jornalistas da CBN Salvador. A proposta é que o público seja o quarto júri - dessa forma a junção das quatro notas identificará os cinco mais bem votados. A votação popular vai de 1º a 12 de junho e o evento de premiação ocorrerá no dia 18 do mesmo mês. Luis Moreira, gerente executivo das rádios do grupo da rede Bahia, falou que a equipe está motivada para a realização do projeto. "Não vejo isso como um prêmio ou competição. Acredito que esse projeto tenha a finalidade de exercer e aflorar o conhecimento dos alunos e futuros jornalistas", completou.
Os estudantes e coordenadores que estavam presentes no encontro demonstraram estar bastante motivados com o projeto. A coordenadora do curso de Comunicação Social, da Unijorge, Patrícia Moraes, disse que esse incentivo da CBN é muito importante para os alunos de jornalismo. " É de extrema importância para os alunos e para as universidades terem um projeto que premie as relevações do nosso estado. A Bahia tem uma escassez em organizar eventos que revelem nossos alunos de jornalismo e vejo esse projeto como um grande avanço para os futuros jornalistas", disse. A estudante Maria Clara Lauton, estudante do 7º semestre de jornalismo, saiu do encontro com a certeza de que vai se inscrever e elogiou a iniciativa. "É uma oportunidade incrível para nós estudantes que estamos procurando cada vez mais experiência, além de ser um projeto realizado por uma grande rádio, que é a CBN", contou. O vencedor do Prêmio Jovem Repórter vai ganhar um gravador digital e um notebook. Já o segundo lugar levará para casa um tablet e um gravador digital. Os classificados da terceira à quinta posição levarão um tablet. As cinco matérias vencedoras serão veiculadas na programação da CBN Salvador. *Com a supervisão da repórter Camila Queiroz
Coordenadores e alunos do curso de jornalismo e representantes de veículos da Rede Bahia participaram do lançamento do projeto nesta terça-feira (1) |
O radialista Emmerson José, falou da importância desse projeto |
Luis Moreira, gerente executivo das rádios do grupo da Rede Bahia, falou das expectativas para o projeto |
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade