icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Racismo

Professora denuncia racismo em campanha do Cremeb em Salvador

Professora e escritora Bárbara Carine alega que campanha do Cremeb reforça estereótipo de que negros são menos confiáveis

foto autor

Santiago Neto

12/10/2024 às 13:19 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Uma campanha publicitária feita pelo Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) foi alvo de críticas pela professora e escritora Bárbara Carine. De acordo com ela, a campanha reforça estereótipos racistas ao apresentar a frase “Uma delas é falsa. Na dúvida, consulte o site do Cremeb”, junto à imagem espelhada de uma mulher negra vestida como médica.


				
					Professora denuncia racismo em campanha do Cremeb em Salvador
Professora e escritora Bárbara Carine alega que campanha do Cremeb reforça estereótipo de que negros são menos confiáveis. ​Foto: Redes Sociais

A professora denunciou o caso em um vídeo nas redes sociais neste sábado (12), afirmando que o uso da imagem de uma pessoa negra para alertar sobre a atuação de falsos médicos reforça o estereótipo de que negros são menos confiáveis.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

"Eu tenho certeza que você já viu inúmeros casos na mídia de médicos brancos, fraudadores... e mesmo com todo esse número de médicos brancos você nunca olhou para ele e se perguntou "será que ele é formado mesmo?". Do mesmo modo que pessoas negras na medicina precisam tá o tempo todo apresentando o seu CRM" afirmou a escritora sobre as peças que estão espalhadas por Salvador.

Internautas comentam em postagem que aponta racismo em campanha do Conselho Regional de Medicina da Bahia

Diversos internautas apoiaram a denúncia de Bárbara e também criticaram a escolha do Cremeb, destacando que, em campanhas sobre temas positivos, raramente se utiliza a imagem de pessoas negras.


				
					Professora denuncia racismo em campanha do Cremeb em Salvador
Usuários demonstram indignação com campanha publicitária do Cremeb. ​Foto: Redes Sociais | Bárbara Carine

“UMA VERGONHA! Como médico me revolto com essa reforço racista que o CREMEB fez. RIDÍCULO!", comentou o médico e influenciador digital, Fred Nicácio.

"Quando o contexto é negativo eles lembram de nos colocar como “referência”. E ainda vão alegar que pensaram em contribuir com a inclusão e representatividade dos negros, só que não… O racismo brota de todas as formas da branquitude!", complementou um outro usuário na postagem de Bárbara Carine.

A equipe do iBahia entrou em contato com a assessoria do Cremeb, mas até o momento não tivemos resposta.

foto autor
AUTOR

AUTOR

Santiago Neto

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador