O primeiro planetário de Salvador, localizado no campus da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no campus da Ondina, foi inaugurado na noite de sexta-feira (22), mas só será aberto ao público no dia 2 de abril.
O local tem capacidade para 85 pessoas e a entrada será gratuita para estudantes de escolas públicas. Para os outros visitantes será cobrado ingresso. A receita será revertida para a manutenção do próprio planetário.
Leia também:
O agendamento da visita será feito pela plataforma Sympla ou por meio do site do planetário. Inicialmente, serão duas sessões de 40 a 50 minutos, mas a expectativa é de que, em breve, o planetário funcionará todos os dias, das 8h às 20h.
Quando estiver totalmente em funcionamento, o planetário vai reservar 10 sessões semanais gratuitas para estudantes de escolas públicas municipais e estaduais, e sete sessões semanais para o público interno da Ufba.
O que tem no Planetário de Salvador
No planetário, estarão disponíveis potentes telescópios para observação direta, em espaço aberto, com capacidade de visualizar desde as crateras da Lua até os anéis de Saturno, Júpiter e suas luas.
O novo equipamento permitirá ainda a exibição de conteúdos científicos diversos, favorecendo múltiplos usos por parte das unidades universitárias.
Projetores digitais de última geração transformam uma cúpula de 11 metros de diâmetro e 180 m² de área em uma grande tela de cinema, que reproduz o céu e permite observar as milhares de estrelas, planetas, constelações, nebulosas e galáxias do universo.
A experiência na sala é proporcionada pela projeção de imagem e som através de softwares modernos e conexão com a internet de alta velocidade.
Gabriela Braga
Gabriela Braga
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!