Salvador ganhará o primeiro jardim de chuva da cidade e a previsão é que o projeto seja concluído na sexta-feira (16). A estrutura de drenagem será instalada na Rua Anísio Teixeira, na Pituba.
De acordo com a Prefeitura de Salvador, o jardim é uma solução baseada na natureza e o local foi escolhido por ser uma área de recorrência de alagamentos pontuais, com condições favoráveis de implantação.
Leia também:
A ideia, segundo a prefeitura, é que o piloto seja uma oportunidade de monitoramento e aprendizagem sobre o funcionamento da solução. O jardim de chuva é uma infraestrutura verde que permite a infiltração da água da chuva no solo e a recarga do lençol freático. Esse tipo de intervenção também é chamado de solução baseada na natureza (SBN), e complementa os sistemas tradicionais de drenagem, aprimora a qualidade da água, atenua a perda de biodiversidade e embeleza o ambiente urbano.
O Jardim de Chuva é uma Solução Baseada na Natureza (SBN) de microdrenagem, que promove a infiltração da água da chuva no solo, contribuindo para a redução de alagamentos, filtragem das águas e recarga dos lençóis freáticos. Favorece o ciclo hidrológico natural, a biodiversidade e as pessoas.
Trata-se de uma definição ampla de bioengenharia que contempla a ampla variedade de abordagens relacionadas aos ecossistemas e busca dar subsídios para questões e desafios socioambientais. As SBN podem ser utilizadas sozinhas ou de maneira integrada com outras soluções de engenharia clássica, contribuindo para um ambiente urbano mais sustentável, resiliente e saudável.
Dentre os itens que compõem um jardim de chuva estão canaletas, pedras, vegetação, vertedor, cobertura do solo, zona de detenção, substratos e camada de armazenamento.
Leia mais sobre Salvador no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!