icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SALVADOR

Prefeitura aumenta fiscalização do 'Domingo é meia'

Agentes que trabalhavam na Estação da Lapa notificaram um veículo por circular sem o adesivo do programa

foto autor

22/07/2013 às 10:46 • Atualizada em 02/09/2022 às 2:44 - há 12 anos
Google News iBahia no Google News
A Transalvador aumentou ontem em 20% a fiscalização do transporte coletivo em Salvador, com o intuito de garantir o benefício do programa Domingo é Meia, além do cumprimento do número de ônibus exigido pela frota aos domingos - quando circula, em média, 50% da frota - 1,5 mil ônibus. Cerca de 120 fiscais participaram da operação, 20 a mais do que o normal.
Durante a manhã, agentes que trabalhavam na Estação da Lapa - onde passam em torno de 200 ônibus aos domingos - notificaram um veículo da empresa Barramar, que fazia a Linha Valéria-Lapa, por circular sem o adesivo do programa. “A empresa vai ser notificada e ele vai para a garagem para ser substituído”, disse o fiscal Fernando de Jesus.
O motorista do ônibus, Marcelo Gama, disse que a meia passagem estava sendo cobrada normalmente. Durante a tarde, a fiscalização aconteceu no entorno da Arena Fonte Nova: Vale de Nazaré, Avenida Bonocô, Campo da Pólvora e Dique. De acordo com o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, desde o início do programa, em 31 de março, nenhuma empresa foi multada por descumprir a determinação.
“Ainda não houve nenhuma infração especificamente sobre isso. A situação que acontecia muito mais no início era a falta do adesivo. A empresa é notificada, mas não há multa para isso, a não ser que seja reincidente”, disse.
O fiscal Edson Nunes, que trabalhava no Dique do Tororó, disse não ter encontrado problemas ontem referentes ao Domingo é Meia. “O usuário já está ciente e também o adesivo já fica do lado do cobrador”, afirmou. O ambulante Givanildo Nery, 39, morador de Sussuarana, contou que, mesmo sem o adesivo no ônibus parado na Lapa, a meia passagem foi respeitada. “Não sou acostumado a pegar ônibus. Paguei o valor inteiro e o cobrador me deu o troco mesmo assim. Ajuda muito, principalmente para família grande”, disse.
Na Avenida Bonocô, um fiscal que preferiu não se identificar disse que aos domingos são feitas vistorias nas garagens para verificar se a frota exigida está disponível. Ontem, ele encontrou déficit de um veículo nas linhas Ribeira/Bonfim-Campo Grande e Fazenda Grande-Itapuã, ambas da empresa Capital.
O gerente de Fiscalização de Transporte da Transalvador, Gisleno Carvalho, disse que a redução tem sido mínima, “somente por déficit ou por algum carro que quebra”. Segundo ele, a empresa paga uma multa de R$ 482 por viagem não-cumprida. “Além disso, disponibilizamos sempre frota reguladora nas estações, para solucionar o problema”, afirmou.Matéria original do Correio* Prefeitura aumenta em 20% fiscalização do Domingo É Meia

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador