A Embasa anunciou que entre a noite do dia 09 de agosto (próxima segunda-feira) e a madrugada do dia 10 de agosto (terça-feira), as praias entre o Rio Vermelho e a Barra podem ser atingidas por esgoto por conta de uma intervenção preventiva da rede. A orientação é que os banhistas evitem essa área até que um atestado de balneabilidade seja emitido pelo Inema (Instituto Do Meio Ambiente E Recursos Hídricos).
Em nota, a instituição detalhou que a "estação de condicionamento prévio (ECP) do Lucaia, que integra o sistema de disposição oceânica (SDO) do Rio Vermelho, vai passar por serviços de manutenção preventiva em seus equipamentos eletromecânicos e hidráulicos. A realização dos serviços durará cerca de 9 horas, período em que a ECP vai parar de bombear efluente para o emissário submarino do Rio Vermelho."
A previsão é que o sistema volte a operar normalmente no início da manhã do dia 10 de agosto. De acordo com o superintendente de esgotamento sanitário da Embasa, Flávio Lordello, os moradores da região já foram comunicados. “Inema, órgãos da Prefeitura, Salva Vidas, pescadores e as comunidades que habitam nessa faixa de praias foram previamente avisados pela Embasa sobre essa ocorrência e orientados a não frequentá-la até que resultados de análises laboratoriais atestem a sua balneabilidade”, explicou o Superintendente.
A estação do Lucaia tem a função de retirar sólidos grossos e partículas finas de cerca de 73% do esgoto coletado na capital baiana. O seu funcionamento depende do emissário submarino do Rio Vermelho, tubulação subaquática com quase 3 quilômetros de extensão que dispersa esgoto condicionado a uma profundidade de 27 metros, sem risco de degradação ambiental da flora e fauna marítimos.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!