A Estação de Transbordo do bairro de Pirajá amanheceu lotada nesta quarta-feira (1º). O aumento da busca pelos coletivos está sendo causada por conta da interrupção do serviço em duas das 8 estações da Linha 1 do metrô. Na terça (31), dois trens e um rebocador se envolveram em um acidente e parte do sistema ficou comprometido.
De acordo com a CCR Metrô, empresa responsável pela operação do serviço de transporte, as estação Pirajá e Bom Juá só devem voltar a operar normalmente na quinta-feira (2). Isso porque segue em andamento o serviço de remoção dos veículos envolvidos na colisão e a reconstituição da estrutura danificada com o acidente.
Leia também:
A Prefeitura de Salvador montou um esquema emergencial para atender aos usuários. Porém, a demanda foi maior do que a esperada. Na noite de ontem, o fluxo de passageiros foi também intenso, principalmente nos horários de pico. Mas, agentes de trânsito e transporte da Prefeitura de Salvador atuou nos locais.
Em nota, enviada nesta manhã, a Secretaria de Mobilidade (Semob) informou que a linha Estação Pirajá x Terminal do Retiro segue em operação. Ao todo, 20 ônibus estão sendo utilizados, fazendo um atendimento expresso entre as estações. Ainda segundo a entidade, nesta terça, a linha expressa saía do Terminal Acesso Norte. No entanto, a mudança para o Terminal do Retiro permitirá maior rapidez no deslocamento e aumento do número de viagens, uma vez que o trecho percorrido será mais curto.
Durante a operação, os usuários com destino à Estação Pirajá deverão desembarcar no Terminal do Retiro e, de lá, utilizar a linha expressa emergencial. Já quem tiver como destino o Terminal Acesso Norte, deverá desembarcar da linha expressa no Retiro e, de lá, acessar o metrô normalmente. Agentes da Semob e prepostos das concessionárias estarão nas estações para orientar os usuários sobre a operação.
De acordo com a CCR Metrô, cerca de 26 ônibus estão circulando com o atendimento expresso entre as estações.
Acidente
O acidente aconteceu na altura do bairro do Calabetão, às margens da BR-324, bem próximo à estação Pirajá e a um posto de combustíveis. Moradores contam que eram por volta das 9h20 quando ouviram o estrondo da batida entre os trens e o rebocador.
De acordo com a CCR Metrô, o trem que estava ao lado do caminhão rebocador passava por um alinhamento para seguir para a Estação Pirajá, quando foi atingido pelo outro que estava saindo da Estação Pirajá.
A empresa afirma ainda não saber o motivo do caminhão rebocador ter parado nos trilhos, mas acredita na possibilidade de uma falha no veículo. Um engenheiro da Codesal, que esteve no local, informou que o órgão só está registrando e notificando a situação e todas as medidas serão tomadas pela empresa que administra o metrô.
“Todo o processo de remoção do vagão será feito pela CCR. As vítimas já foram transferidas para o hospital. Está tudo sob controle”.
Seis pessoas ficaram feridas durante o acidente. Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), as vítimas são 4 passageiros (sendo uma três mulheres e um homem) e 2 funcionários da CCR Metrô, que estavam no rebocador. Eles foram atendidos dentro da Estação Pirajá, e encaminhados para unidades de saúde.
“Nós atendemos eles [passageiros] dentro da Estação Pirajá, da estação de metrô. Na verdade, eles removem para o local deles [da CCR Metrô], é uma logística interna que eu não tenho como dizer. Eu encontrei os pacientes dentro da Estação Pirajá. Todos estavam se queixando de dor, mas todos conscientes”, contou o o médico do Samu, Uenderson Barbosa.
Os funcionários do metrô foram levados para um hospital particular. Já os passageiros (três mulheres e um homem) foram divididos entre o Hospital Geral do Estado (HGE), que recebeu 3 pacientes, e Hospital Municipal, que atendeu 1 das vítimas. Todos já receberam alta médica.
A comunidade na região teme por novos acidentes e pontuam transtornos vivenciados por eles desde que o sistema começou a operar. Confira os detalhes e uma galeria de fotos do acidente!
Leia mais sobre Salvador no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias
Mayra Lopes
Mayra Lopes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!