A Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar (PM), realiza na manhã desta quinta-feira (5), uma mega de combate ao crime organizado, incluindo tráfico de drogas, homicídios e assaltos em diversos pontos da capital baiana. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP BA), até o momento, 13 pessoas já foram presas durante a ação denominada de 'Operação Balder' e organizada pelo Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco).
Destes, doze tiveram mandados de prisão cumpridos e um preso em flagrante. Durante as ações, armas e drogas foram apreendidas, entre elas, uma escopeta calibre 12 e um colete balístico.Toda a investigação teve 6 meses de duração. De acordo com o diretor do Draco, delegado José Bezerra Júnior, os criminosos atuavam em Pernambués, Piatã, Águas Claras, Cajazeiras e regiões próximas.
Leia também:
“Além dos crimes de tráfico e homicídios no próprio bairro, eles são responsáveis também por roubos em regiões como as Avenidas ACM, Tancredo Neves e Paralela, entre outras localidades ”, informou.
As ações em campo estão sendo desenvolvidas por 600 policiais civis e militares dos Departamentos de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), de Inteligência Policial (DIP), de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), de Polícia Metropolitana (DEPOM), de Crimes Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), Coordenação de Operações Especiais (COE), da Superintendência da Inteligência (SI) da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
Da Polícia Militar atuam, a Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE-Polo), Rondesp Central, Tático Ostensivo Rodoviário do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (TOR/BPRv), Companhia de Intervenção Prisional (CIRP) do Batalhão de Guarda da PM, Companhia de Patamo do Batalhão de Choque (BPChq) e Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA), Batalhão Especializado de Policiamento de Eventos (Bepe), Coorenação de Operações de Inteligência (CoordOInt) e Setor de Operação de Inteligência (Soint) do Comando de Policiamento Regional Central e a 1a Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e outras companhias de área.
Principal investigado
Um dos principais alvos da operação, segundo a polícia, estava morando em um condomínio de classe média alta, no bairro de Piatã. O suspeito teve o mandado de prisão e de busca e apreensão cumpridos e no local foi aprendido um veículo de luxo avaliado em mais de R$ 100 mil. De acordo com o delegado Adriano Lobo, o homem é operador financeiro da quadrilha. “Ele gerenciava as finanças do tráfico da organização criminosa. Também gerente dos dois líderes, os quais serão inseridos nos Baralho do Crime da SSP”, detalhou.
Leia mais sobre Salvador no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!