A Polícia Civil da Bahia já identificou o homem que dirigia o carro que atropelou e matou o agente de trânsito Jailton Pereira do Nascimento, de 53 anos, em Salvador. A informação foi divulgada para a TV Bahia nesta sexta-feira (29).
O acidente aconteceu na noite de quarta (27), em um trecho da Avenida Paralela, na altura do supermercado Extra. Jailton era funcionário da Superintendência de Trânsito (Transalvador) e estava no local a trabalho. O caso está sob investigação da 9º Delegacia Territorial (DT), que fica localizada no bairro da Boca do Rio e cobre a região.
Leia também:
De acordo com as informações, o motorista foi identificado como Franklin Nascimento Ricardo dos Santos. O homem é amigo da pessoa que deveria guardar o veículo para o dono. Ele possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida e estava com outras três pessoas no dia do acidente. Todos fugiram do local sem prestar socorro.
Nesta sexta, o suspeito ainda não tinha sido ouvido pela polícia. Em contato com a reportagem, o advogado do homem, que não teve o nome divulgado, informou que ele esteve na delegacia ainda na quinta-feira, mas não prestou depoimento porque o delegado responsável pelo caso não estava na unidade. Segundo a polícia, ele deve ser ouvido nos próximos dias.
Enquanto isso, o caso segue sob investigação. Nesta sexta-feira, o agente de trânsito que estava com Jailton e presenciou o atropelamento foi ouvido na 9ª DT. Ele trabalhou durante 15 anos com a vítima.
Muito abalado, após sair do depoimento, o homem cedeu entrevista à TV Bahia, mas preferiu não ser identificado. Ao repórter Felipe Oliveira, o homem contou o que aconteceu no dia do acidente.
"Paramos, abri a mala. O colega Jailon foi fazer sinalização de mão, gesticular para os veículos passarem para outras faixas. Nesse momneto, com a mala já aberta, eu desloquei para a porta traseida do lado direito da viatura, para pegar minhas luvas de proteção. Nesse momento que aconteceu a situação".
O carro pertence ao empresário Luiz Fabiano Gomes. Ele também foi ouvido pela TV Bahia nesta sexta. Em entrevista, o homem disse que havia deixado o veículo na casa de um amigo, porque o automóvel está incluído em um processo de separação e não poderia ser usado. Ele contou ainda que não sabia que isso não estava sendo cumprido. O homem alega que estava em casa no momento do acidente.
"Ele estava com a restrição judicial, que eu tinha que manter ele guardado. Eu não tinha garagem para guardar ele, porque se eu fosse guardar ele aqui em uma garagem eu teria que pagar R$ 400 por mês, o que, querendo ou não, já foge do orçamento. Esse rapaz, Humberto, ele é empresário. Era meu amigo, porque agora ele já nãop é mais. Eu guardei na casa dele o carro. Eu não pedi a ele pra rodar com o carro. Inclusive, a chave está comigo", disse Luiz Fabiano Gomes.
Já o amigo do dono do carro, identificado como Humberto, sustentou a versão da polícia e contou, por meio de um áudio, que não estava dirigindo o veículo.
"É verdade, esse carro de Fabiano estava comigo. Eu estava com uma dificuldade financeira e passei esse carro pra Franklin. Ele me emprestou um dinheiro e ficou com o carro em garantia. Só que não era pra ele estar rodando com o carro. E ele terminou rodando com esse carro e causou esse acidente. O porquê ele não deu socorro, eu não sei. Nem isso ele me esclareceu".
Durante a manhã, agentes da Transalvador participaram de uma reunião e cobraram mais segurança para a categoria. À noite, o grupo voltou a se reunir.
Caso
Jailton estava atrás da viatura do órgão na noite de quinta-feira, quando o carro dirigido por Franklin chegou em alta velocidade e atingiu ele e o veículo oficial.
Câmeras de segurança de um prédio próximo ao local registraram a hora em que a vítima foi atingida e os momentos logo após o acidente. Nas imagens, dá para ver o carro se aproximando da viatura, batendo e empurrando o veículo para frente por alguns metros. Assista ao vídeo abaixo
Vídeo mostra momento em que carro atinge agente e viatura da Transalvador. #Salvador #ibahia pic.twitter.com/K5y8CLnOae
— iBahia (@iBahia) April 28, 2022
A viatura, que estava com o giroflex ligado, não aparece na imagem antes de ser atingida pelo carro. Depois que é atingida, ela para ao lado de uma árvore.
Em outros momentos, dá para ver a hora em que os ocupantes do carro que atingiu a vítima saem do veículo. Pelo vídeo, dá para ver que quatro pessoas estavam no carro: dois homens e duas mulheres.
Nas imagens, eles parecem atordoados após o atropelamento e conversam entre si. Depois, fogem do local e abandonam o carro, sem prestar socorro à vítima.
Vídeo mostra ocupantes de carro que atropelou agente da Transalvador momentos após acidente. #trânsito #ibahia #salvador pic.twitter.com/n4WPmpiz19
— iBahia (@iBahia) April 28, 2022
Em entrevista à TV Bahia na quinta-feira, o titular da Transalvador, Marcus Passos, comentou como o caso aconteceu.
“Nosso veículo estava prestando apoio à Desal [Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador], na manutenção da passarela em frente a um supermercado. O veículo estacionou na primeira faixa, do lado direito, com o giroflex ligado, e ia iniciar a canalização [sinalização da pista]. Foi quando o agente ao ir para o fundo da viatura, para retirar os cones, veio o veículo [que causou o acidente]”.
Ainda segundo o superintendente, o carro estava correndo quando atingiu a viatura. “Conforme as pessoas que estavam no local, e conforme a frenagem e o impacto, o veículo estava em alta velocidade na faixa da direita, e causou o acidente, atropelando o nosso agente e causando o impacto na nossa viatura”.
Marcus ainda lamentou a morte de Jailton, que deixou a esposa e duas filhas.
“Ele era um agente de 23 anos de casa, 53 anos de idade, exemplar. Respeitando sempre os padrões que são exigidos para fazer as canalizações da segurança viária. Todo o procedimento foi feito no padrão, só que infelizmente um cidadão com veículo em alta velocidade, cortando pelo lado direito – não sei se não viu, ou provavelmente por causa da alta velocidade – impactou e tirou a vida de um agente de trânsito, que tanto salva vidas na nossa cidade, que tanto cuida, e infelizmente foi vitimado por uma imprudência no trânsito”.
O corpo do agente de trânsito foi enterrado na quinta, no Cemitério Campo Santo, no bairro da Federação, em Salvador.
Dezenas de familiares, amigos e colegas de farda do agente de trânsito estiveram no local e participaram da cerimônia, sob forte comoção. A mãe do agente morto chegou ao local do sepultamento amparada pela família.
Em uma homenagem, agentes de trânsito acionaram as sirenes de motocicletas que integram a frota da Transalvador na porta do cemitério.
Leia mais sobre Salvador no iBahia.com e siga o portal no Google notícias
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!