Um levantamento feito pelo Instituto Fogo Cruzado registrou, no mês de setembro, 127 tiroteios e 121 pessoas baleadas em Salvador e na Região Metropolitana. Os números divulgados nesta sexta-feira (7), detalham ainda que das 121 pessoas baleadas, 91 morreram e 30 ficaram feridas. Do total de mortes em setembro, o Instituto esclareceu que 86 eram homens e 5 eram mulheres; e o levantamento ainda registra que 15 mortes ocorreram em chacinas (casos de violência com ao menos três pessoas mortas).
Analisando os tiroteios registrados, 42 aconteceram durante ações policiais e resultaram em 24 mortos e 7 feridos. Esses números indicam que quase metade das mortes registradas em setembro foram decorrentes de ações ou operações policiais.
Leia também:
Casos
Durante o mês, casos impactantes podem ser citados: como o do jovem Gleidson Oliveira, de 28 anos, que estava dentro de um ônibus quando homens armados pararam o transporte público, mandaram-o descer e o executaram. Ainda em destaque, um militar foi executado a tiros dentro da própria casa, no Curuzu.
Também houve mortes a tiros em espaços de lazer. Gabriel Edvan, de 24 anos, foi assassinato em Fazenda Coutos, enquanto jogava bola com amigos. Em Mata de São João, o adolescente Wallace, de 13 anos, foi morto a tiros em uma festa "paredão".
A violência armada também alcançou moradores de Salvador e da Região Metropolitana durante o trabalho. A lista inclui o caso do motoboy Olindo Pacheco Júnior, de 31 anos, morto no IAPI; o idoso Ivan Henrique, de 69 anos, assassinado dentro do próprio bar no Doron; o taxista Rafael Oliveira Teixeira, morto a tiros no Largo da Vitória, na Graça; e Gedeon Silva, de 46 anos, assassinado em frente à própria pizzaria ao defender a funcionária de agressões do ex-marido, em Periperi.
A RMS registrou casos semelhantes, como em Camaçari, onde o lutador de boxe Rodrigo Souza foi morto a tiros dentro da academia.
Mapa da violência
- Salvador: 101 tiroteios, 65 mortos e 23 feridos
- Camaçari: 13 tiroteios, 13 mortos e 2 feridos
- Lauro de Freitas: 4 tiroteios e 4 mortos
- Simões Filho: 1 tiroteio e 1 morto
- Dias D'ávila: 2 tiroteios e 2 mortos
- Vera Cruz: 2 tiroteios, 1 morto e 4 feridos
- São Francisco do Conde: 1 tiroteio e 1 morto
- Mata de São João: 1 tiroteio, 1 morto e 1 ferido
- Itaparica: 1 tiroteio e 1 morto
- Candeias: 1 tiroteio e 2 mortos
O perfil da violência armada
- Em setembro houve quatro chacinas, com 15 pessoas mortas no total
- Ao todo, 42 operações policiais que deixaram 40 pessoas mortas e oito feridas
- Quatro ataques de pessoas armadas sob rodas resultando em nove baleados: duas vítimas morreram e sete ficaram feridas;
- Quatro pessoas assassinadas por arma de fogo dentro de suas casas
- Três adolescentes mortos
- Um motoboy/mototaxista morto
- Um ambulante morto e outros 3 baleados.
- Duas pessoas mortas e 2 pessoas feridas por bala perdida
- Quatro agentes de segurança mortos e dois feridos
- Duas crianças baleadas
- Dois casos de tiros em bares com 2 mortos
O iBahia entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública (SSP BA) e aguarda posicionamento da entidade sobre o levantamento.
Leia mais sobre Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!