icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Operação Anóxia

PF cumpre mandados de busca e apreensão em cinco cidades da Bahia

Operação da PF apura crimes de fraude a licitação e desvios de recursos públicos durante a pandemia da Covid-19

foto autor

Joana Miranda

28/11/2024 às 16:38 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

A Polícia Federal da Bahia (PF-BA) cumpriu onze mandados de busca e apreensão em cinco cidades da Bahia nesta quinta-feira (28). Na capital baiana, buscas foram feitas em um apartamento no Edifício Manhattan, imóvel de alto padrão localizado na Avenida Paralela. Não há informações sobre prisões.


				
					PF cumpre mandados de busca e apreensão em cinco cidades da Bahia
PF cumpre mandados de busca e apreensão em cinco cidades da Bahia. Foto: Redes sociais

Conforme o g1, os mandados dão continuidade à Operação Anóxia, deflagrada em 2020 para investigar crimes de fraude a licitação e desvios de recursos públicos na saúde durante a pandemia da Covid-19. Os crimes estão relacionados a uma empresa de terceirização e prefeituras de cidades do interior.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Os investigados no esquema poderão ser responsabilizados por uma série de crimes como frustração do caráter competitivo da licitação, fraude em licitação, apropriação indébita previdenciária, estelionato, peculato, corrupção ativa e corrupção passiva.

Além de Salvador, mandados de busca e apreensão foram cumpridos no interior da Bahia

Além de Salvador, outros mandados foram cumpridos em Santa Luzia, no sul da Bahia, Alcobaça, no extremo sul, e em Itororó e Vitória da Conquista, no sudoeste. Segundo a Polícia Federal, os crimes envolvem a contratação de empresas especializadas em terceirização de mão de obra para atender demandas de prefeituras.


				
					PF cumpre mandados de busca e apreensão em cinco cidades da Bahia
Operação da PF apura crimes de fraude a licitação e desvios de recursos públicos durante a pandemia da Covid-19. ​Foto: Polícia Federal

No início das investigações, a empresa investigada operava contratos de terceirização de profissionais da saúde de Ilhéus. O objetivo era contratar médicos, enfermeiros e outros profissionais para atuar no combate à Covid-19.

Durante as investigações em Ilhéus, foram identificados indícios de direcionamento na dispensa de licitação; superfaturamento dos serviços contratados; desvios de recursos públicos em contratos financiados com verbas federais destinadas ao enfrentamento da Covid-19; não pagamento de encargos trabalhistas e apropriação indébita previdenciária, pelo não repasse ao INSS das contribuições descontadas dos contratados.

Com a apreensão das provas, foi constatado a repetição do esquema em outros municípios da Bahia. Em Santa Luzia, em um contrato firmado em 2021, a empresa recebeu R$ 7 milhões do fundo municipal da saúde, valor com superfaturamento superior a 34% nos valores pagos à empresa investigada.

foto autor
AUTOR

Joana Miranda

AUTOR

Joana Miranda

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador