Quem já fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e está habituado aos tradicionais envelopes para colocar os objetos proibidos no ambiente de aplicação da prova, como celulares, apostilas e aparelhos eletrônicos, vai se deparar, este ano, com um novo procedimento de segurança: o uso de detectores de metais. O edital do Enem 2014, publicado ontem no Diário Oficial da União, prevê que, “nos dias de realização do Exame, o participante poderá ser submetido à revista eletrônica nos locais de provas, a qualquer momento, por meio do uso de detector de metais”.
De acordo com o diretor de Planejamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Dênis Menezes da Silva, o procedimento é uma iniciativa que não vai ter custos adicionais ao processo.
Detector de metais poderá ser usado nos locais de aplicação do exame, não só fora da sala, como no ano passado, mas também dentro (Foto: Evandro Veiga) |
“As aplicadoras já dispõem desse equipamento, já fazem isso em várias aplicações pelas experiências que executam. E nós estamos trazendo esse procedimento como melhoria do processo em garantir a isonomia a todos os participantes”, declarou.
Segundo Dênis, o detector é portátil e será utilizado dentro do ambiente de aplicação de provas, nos momentos que o fiscal entender que deva ser operado.
“No edital tem uma previsão de que, a menos que o estudante apresente alguma justificativa de que ele não deva receber esse monitoramento, ele terá que fazer essa detecção”, disse o ministro da Educação, Henrique Paim.
Para o vendedor André Luís Sena, 21 anos, que fará o Enem pela primeira vez este ano, as medidas de segurança são aceitáveis. “Toda medida de segurança é bem-vinda. Se o uso dos aparelhos garantir a segurança e impedir a pesca, acho válido. O problema é se eles ficarem retirando a gente da sala depois que começar a prova. Mesmo se fizerem isso depois que a gente estiver voltando do banheiro, vai atrasar no processo”, disse.
EditalAs inscrições para o Enem deste ano começam às 10h de segunda-feira (12) e se encerram às 23h59 do dia 23 de maio, horário de Brasília. O candidato deve se inscrever no site http://sistemaenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem.
As provas serão realizadas nos dias 8 e 9 de novembro, em 1.661 municípios do Brasil - 162 da Bahia. Os portões abrirão às 12h e fecharão às 13h (de Brasília), com início da prova às 13h e término às 17h30 (para o primeiro dia) e às 18h30 (para o segundo dia).
No dia 8 serão aplicadas as provas de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia), com 45 questões para cada prova.
No segundo dia, o candidato fará as provas de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação), além da prova de Matemática, totalizando 90 questões no dia, mais a redação.
A exceção quanto aos horários de aplicação fica por conta dos estudantes sabatistas - aqueles que guardam o sábado por motivo religioso. Eles começarão a prova do dia 8 de novembro às 19h. Ainda assim, precisarão entrar no local do prova no mesmo horário que os demais e aguardar, em uma sala reservada, o horário previsto para início dessas provas.
Há regras especiais também para candidatas lactantes, que precisarão amamentar durante o período de aplicação da prova. Nesse caso, elas terão direito a levar a criança ao local com um acompanhante, que deverá seguir os mesmos horários de abertura e fechamento dos portões. O acompanhante ficará em um espaço reservado com a criança e eles não poderão entrar na sala em que os candidatos fazem a prova.
Isenções Todos os candidatos que concluem o ensino médio em 2014 e estão matriculados em escola da rede pública estão isentos da taxa de inscrição no valor de R$ 35.
Quem não se enquadra nessas condições e deseja ganhar a isenção precisa solicitá-la por meio da Declaração de Carência Socioeconômica durante o período de inscrições. Para isso, é preciso ter documentos que comprovem a carência ou vulnerabilidade socioeconômica.
O estudante deverá acompanhar pelo site o andamento do pedido e, caso não seja aprovado, deve juntar-se aos demais candidatos sem direito à isenção e gerar, por meio do site do Enem, a Guia de Recolhimento da União (GRU Simples) no valor de R$ 35. O pagamento precisa ser feito no Banco do Brasil até o dia 28 de maio, independentemente de a data ser feriado municipal, estadual ou distrital.
Indispensáveis Para se inscrever, o candidato precisa fornecer um endereço de e-mail válido e ter em mãos RG e CPF. No dia da prova, é indispensável levar o documento original com foto (lista completa no edital).
Não são aceitos protocolos, Certidão de Nascimento, de Casamento, Título Eleitoral, Carteira de Habilitação fora do padrão do Código de Trânsito Brasileiro, Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani), crachás e identidades funcionais privadas ou documentos ilegíveis, não identificáveis ou danificados, nem cópias autenticadas.
Redação A redação que não tiver, no mínimo, sete linhas, será anulada. Também recebem nota zero as provas com a folha de redação em branco, ou cujo texto fuja ao tema proposto. A redação não pode contar “impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação” ou que desrespeite os direitos humanos.
A correção de provas de candidatos surdos ou com deficiência auditiva será feita com mecanismos de avaliação coerentes com o aprendizado da língua portuguesa como segunda língua. MEC espera 8,2 milhões de inscritos, 13,8% a mais que 2013O Ministério da Educação (MEC) prevê um aumento no número de inscritos no Enem deste ano. A meta do órgão é atingir 8,2 milhões de inscrições, 13,8% mais do que em 2013, quando 7,1 milhões de pessoas se inscreveram para fazer a prova. O ministro da Educação, Henrique Paim, aposta nas oportunidades de ingresso em diversas instituições de ensino superior para atrair mais candidatos a participarem do Enem. “A nossa estimativa é que haja essa ampliação em função do conjunto de oportunidades, através dos programas de expansão da educação superior, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) das universidades federais, Prouni, Fies e Ciência sem Fronteiras. Esses são programas que utilizam o Enem como critério para o acesso”, afirmou. A prova será aplicada nos dias 8 e 9 de novembro, em todo o país. Dos 1.661 municípios que abrigarão locais de prova, 162 estão na Bahia, o que corresponde a quase 10% do total. Hoje, 115 instituições públicas de ensino no Brasil utilizam a nota do Enem como critério de seleção. Além disso, a Universidade de Coimbra, em Portugal, anunciou que também usará a nota para entrada de estudantes brasileiros. “(Com) a utilização do Enem e o conjunto de oportunidades sendo cada vez maior, nós teremos um crescimento no número de inscrições”, disse o ministro.
Matéria Original Correio 24h Enem terá fiscais com detector de metais para evitar uso de celular nas salasLeia também Correios conseguem autorização para se tornar operadora de celularRodovia recuperada beneficia municípios do centro-sul baiano
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade