Uma operação feita pela Polícia Federal no bairro de Valéria, em Salvador, deixou um policial federal e outros quatro suspeitos mortos na última sexta-feira (15). Outros dois policiais, também tiveram ferimentos. O quinto suspeito de participar da ação foi morto no sábado (16).
Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) houve um confronto entre os agentes e integrantes de grupos criminosos que estavam escondidos em mata da região, na sexta (15).
Leia também:
Objetivo da operação
O objetivo da operação era de cumprir ordens judiciais em Salvador, à procura de foragidos, armas, munições e entorpecentes. A ação é realizada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
Segundo informações da SSP-BA, na comunidade de Valéria a ação era contra uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas e armas, homicídios e roubos.
O bairro é considerado ponto estratégico para os criminosos, pois fica próximo as principais saídas de Salvador, e vem sendo palco de constantes confrontos entre grupos criminosos de atuação local e nacional.
Ação policial
Mais de 100 agentes das policiais Federal, Civil e Militar desembarcaram no bairro de Valéria, quando foram surpreendidas pela presença de uma facção rival a que seria alvo da operação. A facção planejava retomar o controle do tráfico de drogas no bairro. Após confronto e, durante a troca de tiros, o policial federal Lucas Caribé foi atingido e morreu no local. Outro policial federal e um policial civil também ficaram feridos. O policial civil precisou fazer uma cirurgia e o federal recebeu alta na sexta-feira. Além do PF, dois suspeitos foram mortos pelas forças de segurança durante a troca de tiros.
Um dos quatro homens mortos durante a operação fazia parte do 'Baralho do Crime' da SSP-BA. Uélisson Neves Brito, conhecido como 'Cara Fina', era procurado por tráfico de drogas e organização criminosa.
Reforços do Distrito Federal
Após a morte do policial, foram enviados reforços diretamente do Distrito Federal para capital baiana. Os reforços chegaram na sexta (15) e desembarcaram no Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, onde seguiram para uma reunião com secretário de segurança pública da Bahia, Marcelo Werner, e o superintendente da PF do estado.
No total, foram trazidos para Salvador:
- 14 policiais do Comando de Operações Táticas (COT)
- 7 policiais do Comando de Aviação Operacional (COAP)
- 1 helicóptero
- Veículos blindados
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!