Foi entregue na manhã desta terça-feira (26) a nova orla de Praia do Flamengo, em Salvador. Com a requalificação, a região ganhou um inédito viveiro de restinga, ecossistema associado ao bioma Mata Atlântica e típico de áreas litorâneas.
O Viveiro Municipal de Restinga é o primeiro equipamento do tipo em Salvador, capaz de produzir anualmente 36 mil mudas das mais diversas espécies. O objetivo é que essas mudas sejam transplantadas para todos os trechos de orla da capital baiana, recuperando a vegetação afetada pela presença humana. O projeto foi elaborado junto à Unidunas, organização da sociedade civil que atua na preservação do meio ambiente litorâneo. A previsão é que as primeiras mudas já sejam transplantadas para a orla em quatro meses.
Leia também:
Os 2 km requalificados passam a contar com novo paisagismo com sistema de irrigação automatizado, iluminação pública em LED, áreas de estacionamento ordenadas e nova pavimentação de passeios. Além disso, o trecho ganhou ciclovia, quadra de vôlei de areia, parque infantil, espaço para piquenique, trilhas e espaços de convivência. O investimento foi de R$ 27,8 milhões.
A inauguração foi feita pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil). “Agora, sim, a restinga está sendo preservada, porque antes não era. Quem frequenta aqui, sabe. O que ocorria era carros estacionados na faixa de areia, motos, quadriciclos passando por cima da vegetação. Isso, sim, estava destruindo a restinga. As pessoas desciam para a praia por todos os lugares”, enfatizou o gestor durante o evento.
Mari Leal
Mari Leal
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!