Um grupo de mulheres com endometriose realiza, no próximo sábado (18), uma caminhada gratuita de conscientização sobre a doença no bairro da Barra, em Salvador. A iniciativa integra o 'Março Amarelo', mês de alerta da endometriose, e é uma realização Endobaianas – Grupo de Mulheres com Endometriose da Bahia.
Nesta edição, a caminhada repete o tradicional trajeto do Porto ao Farol da Barra, com concentração às 8h. Antes de chegar ao ponto de saída, os interessados devem comparecer ao Hall do Rede Andrade Barra Hotel para se cadastrar. Lá, você irá adquirir gratuitamente uma camisa, que dá acesso ao café-da-manhã com especialistas, ao evento de encerramento do ato que reunirá médicos para esclarecimentos sobre a doença, e ainda contará com um show da banda de samba-reggae feminina Yayá Muxima. O momento acontece no mesmo hotel, logo após a caminhada.
A expectativa da organização é de que aproximadamente 100 pessoas participem da ação, que marca o reencontro das pacientes e apoiadores da causa nas ruas.
Veja também:
De acordo com Mayra Damasceno, fundadora e coordenadora do Endobaianas, o objetivo da caminhada é “tirar da invisibilidade a mulher que sofre com a endometriose, que sente dor e, muitas vezes, não é diagnosticada com brevidade e sofre por anos até ter o diagnóstico e começar o tratamento”.
Mayra destaca ainda que “o ato visa ainda alertar pessoas que estiverem transitando pela Barra no dia para que fiquem atentas aos sintomas e apoie as pacientes”.
Além da caminhada, o Março Amarelo do Endobaianas conta com uma exposição fotográfica e outros eventos que reúnem profissionais da saúde e pacientes. Acompanhe todas as ações através do Instagram @endobaianas.mulher.
Doença
A endometriose que afeta 10% das brasileiras em idade fértil, o que representa cerca de 7 milhões de mulheres no país. A doença pode provocar sintomas, como cólicas incapacitantes, dores na relação sexual, dificuldade para engravidar, e até comprometimento de órgãos que possam apresentar lesões, a exemplo de ovários, intestino e rins.
Os sinais e complicações dependem de cada caso e variam conforme a paciente. A realização de consultas e exames específicos com profissionais com experiência na doença são determinantes no processo de diagnóstico da endometriose. Ultrassonografia e ressonância com preparo intestinal, além do acompanhamento clínico, são alguns dos pontos importantes nesses casos.
Caminhada EndoAlerta contra a Endometriose
- Quando? 18 de março, sábado, às 8h
- Percurso? Porto ao Farol da Barra.
- Quanto? Gratuito
- Programação? Caminhada seguida por café-da-manhã com especialistas em varandão do hotel (acesso com camisas do evento. Vagas limitadas).
- Entrega das camisas, a partir das 8h, no Hall do Rede Andrade Barra Hotel.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!