O Movimento Brasileiro de Conscientização da Endometriose (MovEndo) irá promover uma ação com exames gratuitos para ajudar mulheres na identificação da doença. Serão distribuídas fichas para 50 mulheres, com idade entre 20 e 45 anos, na sede da Associação Bahiana de Medicina (ABM), em Ondina, bairro de Salvador.
As interessadas devem pegar sua senha na sexta-feira (24), das 8h às 17h. O atendimento acontece no próximo sábado (25), na sede da ABM, das 7h30 às 12h30. Entre os exames oferecidos estão ressonância magnética, ultrassonografia, sessões de fisioterapia pélvica, consultas com nutricionistas, aferição de pressão arterial e exames de sangue.
Além das consultas, a programação do evento também oferece palestras de conscientização sobre a endometriose, doença que atinge cerca de 15% da população feminina no Brasil. Especialistas estarão presentes para falar da doença, vídeos serão exibidos e materiais informativos e camisas serão distribuídos para os participantes.
Na Bahia, cerca de 60% das mulheres inférteis são diagnosticadas com a endometriose. A doença consiste na migração e implantação do tecido endometrial em órgãos da região pélvica. Essa mudança atinge principalmente ovários, ligamentos uterinos, intestino e bexiga, gerando um processo inflamatório no organismo da mulher.
O diagnóstico só pode ser feito a partir de um histórico detalhado da paciente, associado ao exame físico, ultrassom e/ou ressonância magnética. Nesse sentido, o acompanhamento ginecológico é essencial para o diagnóstico da doença.
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!