Foi inaugurada em Salvador na manhã desta quinta-feira (27), uma obra de arte que homenageia Maria Felipa, heroína da Independência do Brasil na Bahia.
O monumento, que fica localizado na Praça Cairu, no bairro do Comércio, foi criado pela artista soteropolitana Nadia Taquary, que comentou a importância da obra.
Leia também:
"Monumentalizar personagens como Maria Felipa é fundamental enquanto referência, principalmente numa cidade majoritariamente negra", disse ao g1 Bahia.
A inauguração contou com a presença do prefeito Bruno Reis, que pontuou a celebração aos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia e ressaltou a importância da homenagem.
"Esse monumento é um reconhecimento ao exemplo de coragem e de força da mulher negra baiana. Representa a principal homenagem que Maria Felipa recebe em Salvador nesses 200 anos. A resistência de Maria Felipa, expulsando definitivamente os portugueses do solo baiano, será para sempre lembrada”, afirmou ao site.
Feita por meio da técnica de moldagem em resina e fibra de vidro, a obra de arte de quase 3 metros possui um QR code, do projeto Reconectar, para quem as pessoas saibam mais sobre a história de Maria Felipa.
Natural da Ilha de Itaparica, ela quase foi apagada da história e foi de grande importância na luta pela independência ao queimar 42 embarcações portuguesas.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!