As atividades do metrô de Salvador foram suspensas na manhã desta terça-feira (31) após um trem descarrilar na altura do Calabetão, a poucos metros da saída da Estação Pirajá.
Em imagens compartilhadas nas redes sociais por usuários do serviço, é possível ver a fumaça após o acidente envolvendo o trem e um caminhão de serviço de alinhamento. A linha 1 está parada devido ao acidente.
Leia também:
https://twitter.com/iBahia/status/1531626667273342978
De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em contato com o iBahia, duas unidades avançadas e outras básicas foram enviadas para o local. De acordo com Ivan Paiva, coordenador do SAMU, as informações iniciais são de que não há feridos graves do acidente.
O Corpo de Bombeiros enviou 4 viaturas para prestar os primeiros socorros no local e os registros são de passageiros com escoriações devido à batida. Um helicóptero do Grupo de Rádio Patrulhamento Aéreo – GRAER sobrevoa a área.
Por meio de nota, a CCR Metrô, que administra o serviço na capital baiana informou que foi acionado o Plano de Apoio entre Empresas em Situações de Emergência (PAESE) após o descarrilamento entre o caminhão de alinhamento e o trem.
"A segurança dos clientes e colaboradores é um valor para a CCR Metrô Bahia. A concessionária acionou nesta manhã o Plano de Apoio entre Empresas em Situações de Emergência (PAESE) por conta de um descarrilamento entre o caminhão de alinhamento e uma composição, causando um deslocamento do trem. A CCR Metrô Bahia salienta que não houve feridos durante a ocorrência".
A empresa afirma que não houve feridos na ocorrência e que não há previsão de retorno do serviço na Linha 1, onde aconteceu o acidente.
"Devido à situação, a Linha 1 opera apenas entre os terminais Acesso Norte até a Lapa, nas duas direções e ainda não há previsão para restabelecer o serviço. A linha 2 já foi restabelecida. A CCR Metrô Bahia está atuando com todas as suas equipes de segurança, manutenção e atendimento para prestar todo o atendimento necessário e minimizar os impactos da ocorrência".
De acordo com o repórter Alan Oliveira, do iBahia, a ligação Pirajá-Suburbana registra lentidão no trânsito devido ao acidente. É possível encontrar dificuldade de transitar também pela altura da Brasilgás.
Causas do acidente
Ainda em nota, a CCR Metrô, informou que um dos trens, seguia ao lado do caminhão rebocador e estava sendo alinhado para seguir para a Estação Pirajá. Era um trem que estava vazio e a colisão aconteceu depois que um outro trem, saindo da mesma estação, veio na mesma direção.
A CCR detalhou que não tem informações sobre o motivo que fez o caminhão rebocador paralisar nos trilhos, mas "a assessoria acredita que houve uma falha".
A entidade pontuou qu "não tem previsão de quando vai tirar os trens dos trilhos. Por enquanto, ainda não tem previsão da volta do funcionamento da linha 1 do metrô. O serviço de transporte funciona normal do Acesso Norte até a Lapa, e da Lapa até o Acesso Norte. As estações do Retiro, Bom Juá e Estação Pirajá não estão em funcionamento. Foi criado um esquema com a prefeitura onde é ofertado ônibus na Estação Pirajá para levar essas pessoas para as estações seguintes, já que essas três estações não estão em funcionamento".
No local do acidente, o engenheiro da Codesal informou que o órgão só irá registrar e notificar a situação. Na prática, todas as medidas serão tomadas pelo metrô. “Todo o processo de remoção do vagão será feito pela CCR. As vítimas já foram transferidas para o hospital. Está tudo sob controle”.
*Matéria em atualização
Leia mais sobre Salvador no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!