Um aviso do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) alertou para a possibilidade de mar grosso e ondas de até três metros e meio na área marítima de Salvador e de Natal, no Rio Grande do Norte. A possibilidade vale até as 21h desta sexta-feira (26). No mesmo aviso, a Marinha indicou mais ressaca, com ondas de até três metros, entre Porto Seguro (BA) e a cidade de Touros (RN). Desta vez, o alerta vale das 21h desta sexta-feira (26) até as 9h de domingo (28).
Apesar das ondas, a travessia Salvador-Mar Grande voltou a operar normalmente nesta sexta-feira (26), mas as escunas que fazem passeios para as ilhas continuam sem fazer travessias.
"A Capitania dos Portos da Bahia, a Capitania dos Portos de Sergipe e as Delegacias da Capitania dos Portos em Ilhéus e Porto Seguro recomendam atenção aos navegantes. Estão sendo divulgados alertas por fonia, em VHF, e foi encaminhado faz às marinhas, iates clubes e empresas de transporte marítimo, reiterando a necessidade de precaução", disse a Marinha, em nota, por meio do Comando do 2º Distrito Naval.
A Marinha disse ainda que permanece atenta à situação do tempo e, caso seja necessário, os responsáveis pela segurança da navegação sob responsabilidade do Comando do 2º Distrito Naval poderão ser acionados, em qualquer horário, pelos telefones da Capitania dos Portos da Bahia (71 3507-3777), Capitania dos Portos de Sergipe (79 3711-1646), Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro (73 3421-2050), Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus (73 3222-5100) e Salvamar Leste (0800 284 3878).
Este ano, a Marinha já havia registrado, no mês de julho, ondas de três a quatro metros no litoral da Bahia e de Sergipe.
Chuva
De acordo com a meteorologista Cláudia Valéria, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na Bahia, foram registrados 100 mm de chuva nas últimas 24 horas em Salvador, o que eleva para 144,8 mm o acumulado do mês. "Já é 13% acima da média do mês, de 127 mm, mas é considerado normal, porque é pouco acima da média", explica Cláudia.
A estação pluviométrica localizada no bairro de Brotas foi a que registrou o maior volume de chuva nas últimas 24 horas - 16,53 mm - com picos à 1h (3,55 mm) e 3h (5,51 mm). A temperatura mais baixa registrada na madrugada foi de 20,9°C.
A previsão para o final de semana é de templo nublado, com mais chuva, com temperatura mínima de 21°C e máxima de 27°C.
Até as 9h45 desta sexta-feira (26), a Defesa Civil de Salvador (Codesal) havia registrado 19 solicitações de emergência: foram quatro ameaças de desabamento de imóvel, três ameaças de deslizamento de terra, sete deslizamentos de terra e cinco infiltrações.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
Redação iBahia
AUTOR
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade