O número de escolas da Rede Municipal de Salvador com aulas suspensas por falta de água aumento de 32 para 109. O abastecimento foi interrompido na capital baiana, região metropolitana e algumas cidades do interior na segunda-feira (13), devido a uma obra de ampliação na rede de distribuição da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).
A Secretaria Municipal da Educação (Smed) informou que, além das 109 escolas, outras duas unidades de ensino estão em funcionamento parcial. Cerca de 30 mil alunos foram afetados pela suspensão das aulas.
Nova interrupção
O fornecimento de água voltou a ser suspenso em algumas áreas de Salvador e região metropolitana na tarde de terça-feira (14), para a substituição de um equipamento usado na obra que motivou a interrupção.
De acordo com a empresa, a válvula usada em um dos pontos de interligação do trecho duplicado da adutora principal do sistema integrado de abastecimento de água apresentou um defeito de fabricação.
A estimativa inicial era que a troca da peça fosse concluída até a 23h desta quarta (14), o que ocorreu durante a madrugada. Com isso, a regularização do abastecimento foi retardada em, pelo menos, 24 horas. Ou seja, o retorno completo do fornecimento passou para a meia-noite de quinta-feira (16).
Em nota, a Embasa informou que técnicos estão trabalhando para repor a válvula "no menor tempo possível" para que o processo de regularização do abastecimento possa ser reiniciado.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!