Mãe Senhora de Ewa, uma das mais antigas Yalorixás do país, completou 100 anos. A Yalorixá, também chamada de Elza Bahia de Araujo, faz parte do terreiro Ilê Axé Omni Ewá, localizado em Salvador.
Iniciada no candomblé em 1950, Mãe Senhora é a Yewasse mais antiga do país e dedicou mais da metade da vida à religião.
Leia também:
"100 anos que contribuem de forma muito significativa culturalmente, com muita luta, com muita resistência e com uma história que não é só a história da Bahia, é a história do Brasil. Toda a memória que ela carrega, em toda sua trajetória, é símbolo nacional", destacou a bisneta Emily Ferreira, em entrevista para a TV Bahia.
A história de Mãe Senhora com o candomblé começou depois de 1 mês e 17 dias após o nascimento, após perder a mãe no parto. No Gantois foi cuidada e criada por outras autoridades da religião, Mãe Laura e Mãe Menininha.
O centenário foi celebrado no dia 11 de setembro. Nas redes sociais, o terreiro que comanda celebrou a vida e a história da Yalorixá.
"Mãe Senhora é Filha de santo de Mãe Menininha do Gantois é uma das Yalorixas mais antigas do país e um acervo vivo e consciente da cultura AfroReligiosa do Brasil, que ainda comanda com toda autoridade e doçura nosso Ilê Axé", destaca a publicação.
"[…]é um dia de muita felicidade e agradecimento à Ewa por nos permitir fazer parte da história da nossa Yalorixa e por manter em nossa Mãe todo amor, autoridade e sabedoria que nos ajuda a trilhar com mais serenidade os caminhos da vida".
Para os próximos 100 anos, a mãe de 5 filhos, Mãe Senhora de Ewa, deseja ainda mais vitalidade.
"Com certeza, Deus me dando esse direito, estaremos aqui todos juntos", afirmou.
Leia mais sobre Salvador em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!