Um ano atrás o deslizamento de um barranco da Terceira Ladeira de Santa Rita, localizada no bairro do Matatu, em Salvador, deixou a rua completamente interditada. Um problema que continua tirando o sono de moradores nesta segunda-feira (11). Além da vida seguir fechada, não há previsão de regularização.
Segundo informações disponibilizadas pelo líder comunitário Alisson Gomes, a ladeira ainda não foi liberada pois não foi feita a obra de contenção necessária para impedir novos deslizamentos. Ele pontua ainda que não há precisão de quando essa obra será feita.
Leia também:
À época, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizou uma vistoria no local ainda na madrugada em que aconteceu o deslizamento, e, pouco depois, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) interditou a rua.
Em nota enviada à reportagem nesta segunda, Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas de Salvador (SEINFRA) informou que após a vistoria técnica, a situação do local está em fase de elaboração de projeto. O órgão informou ainda que a realização dos serviços só podem acontecer depois dessa etapa. No entanto, não deu um prazo para finalização desse estudo.
Em contato com o iBahia, o líder comunitário pontua que a única intervenção que vem sendo realizada no local tem sido a aplicação de lonas no terreno. "Nossa preocupação é que se a rua continuar cedendo, [isso] pode causar um dano estrutural nas residências na parte superior da rua e provocando desabamentos [em] efeito dominó", pontua Alisson sobre a situação.
Em vídeo feitos pelo próprio líder comunitário, é possível ver que parte da encosta que cedeu já foi tomada pela vegetação e que a lona colocada sobre o deslizamento permanece no local. O morador diz ainda que já tentou entrar em contato com as autoridades responsáveis, mas não foi atendido.
"Sincera e honestamente, não sei o que a prefeitura está esperando que ocorra para que as providências cabíveis sejam tomadas", finalizou Alisson.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!