Já está liberado para os contribuintes de Salvador o acesso aos valores referentes ao Imposto sobre Propriedade Predial Territorial Urbana (IPTU) com pagamento em 2024. O tributo foi reajustado em 4,68%. A variação é calculada com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado entre dezembro de 2022 e novembro de 2023.
Com o reajuste, a prefeitura também ampliou para cinco mil o número de imóveis na capital isentos do pagamento. A isenção beneficiará proprietários de imóveis residenciais com valor venal de até R$ 131.917,16. O número total de contribuintes dispensados do IPTU será de 270.841.
Leia também:
Para fazer a consulta, o cidadão pode acessar o site da Secretaria da Fazenda (Sefaz). É necessário ter em mãos o número da inscrição imobiliária e, em seguida, optar pelo exercício de 2024.
Os carnês de pagamento, que incluem opções de parcelamento, serão entregues a partir da segunda semana de janeiro. Ao todo, 557 mil contribuintes serão notificados.
O IPTU é o imposto referente à moradia. A taxa é calculada sobre o valor venal do bem — seja ele um terreno, apartamento ou casa. Assim, interferem na conta a localização, tamanho e propósito — residencial ou comercial.
Formas de pagamento
Os contribuintes soteropolitanos têm até o dia 5 de fevereiro para quitarem o tributo em parcela única, tendo como benefício desconto de 7% sobre o valor total.
Os pagamentos podem ser realizados nas redes bancárias credenciadas, casas lotéricas, terminais de autoatendimento e internet banking, além da ferramenta Pague Fácil, disponível no site da Sefaz.
Mari Leal
Mari Leal
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!