icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Risco

Iperba tem atendimento restringido após funcionária pegar catapora

Outras duas unidades foram designadas temporariamente como local de referência para atendimento de gestantes de alto risco

foto autor

Redação iBahia

22/09/2023 às 18:56 • Atualizada em 22/09/2023 às 22:36 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Iperba tem atendimento restringido após funcionária pegar catapora
Foto: Reprodução/Street View

O Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba), em Salvador, teve o atendimento restringido e os servidores passarão por vacinação contra catapora, depois que uma das profissionais da unidade de saúde contraiu a doença.

A informação foi divulgada pela Secretaria da Saúde do estado (Sesab) nesta sexta-feira (22). O diagnóstico saiu na última terça-feira (19).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Neste período, segundo a pasta, a Maternidade de Referência Prof. José Maria de Magalhães Netto, na Caixa D'agua, e o Hospital Geral Roberto Santos, no Cabula, serão, temporariamente, as unidades de referência para o atendimento às gestantes de alto risco - público que normalmente é atendido no Iperba.

Segundo a Sesab, a catapora é uma doença infecciosa e contagiosa causada pelo vírus Varicela-Zoster, sendo o registro de notificação compulsória. Em 2023, a Bahia registrou 900 casos da doença.

As medidas de saúde contra o problema foram definidas sob recomendação das equipes de vigilância do Estado e do município.

Até 3 de outubro, a unidade deve restringir novas admissões de gestantes de alto risco com indicativo de que os bebês utilizarão a Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo).

Conforme a Secretaria, a medida é exclusiva para esse perfil de paciente, para reduzir o risco de possíveis transmissões e eclosão de novos casos, já que a servidora infectada trabalhava nesse setor.

As gestantes de risco habitual, bem como os serviços de cirurgias eletivas, abortamento legal e atendimentos ginecológicos estão com funcionamento normal. Ou seja, sem quaisquer restrições.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador