icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Levantamento

Inflação de itens do Dia dos Namorados sobe 8,7% em Salvador

Produtos como sapato masculino e bermuda feminina anotaram alta

foto autor

Redação iBahia

01/06/2023 às 15:51 • Atualizada em 01/06/2023 às 17:59 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Inflação de itens do Dia dos Namorados sobe 8,7% em Salvador
Foto: Canva

Os produtos mais procurados para o Dia dos Namorados apresentaram uma alta de 8,7% em relação ao mesmo período do ano passado, em Salvador. O levantamento foi feito pela Fecormércio-BA, com base em informações do IPCA-15, do IBGE.

Da lista de 24 itens, o sapato masculino foi o que apresentou a maior alta de preço com 23,52%. Logo depois a blusa aparece com uma alta de 20%, seguida da bermuda/short feminino que anotou 18,43%.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

“Não é por conta do Dia dos Namorados que os preços nesse segmento estão subindo. É um processo que vem desde o ano passado, com o encarecimento das matérias primas e dos custos logísticos, além, evidentemente, da recuperação da demanda”, explica Guilherme Dietze, consultor econômico da Fecomércio-BA.

A lista ainda conta com altas em produtor como maquiagem, que anotou 22,19% de aumento, além de produtos para a pele com 16,39% e cabelo com 14,43%.

Porém, nem tudo está perdido, os intens eletrônicos anotaram queda nos preços. Em primeiro lugar está o televisor, com recuo médio de 16,92%, o computador anotou 11,56% de queda e o aparelho telefônico, 9,56%. Vale lembrar que os aparelhos eletrônicos sofreram um forte aumento durante a pandemia.

“Assim, no campo da inflação, os consumidores terão um certo trabalho para encontrar um produto para presentear e que possa caber no bolso. A dica é a mesma de sempre, procure em vários estabelecimentos, pois esses setores, sobretudo o de vestuário e calçados, têm forte concorrência e podem ter grandes diferenças de preços. Além disso, vale a pena e pesquisa e até mesmo comprar pela internet”, explica o economista.

Vale lembrar que a Fecomércio-BA não realiza projeções de vendas para o Dia dos Namorados porque a data não interfere na dinâmica do varejo ao longo de junho.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador