icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SALVADOR

Hemoba em Casa atende doadores em condomínio na Paralela

Doações serão feitas com hora marcada e medidas de segurança foram adotadas

foto autor

Redação iBahia

29/06/2020 às 11:19 • Atualizada em 29/08/2022 às 1:35 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Entre os dias 29 de junho e 2 de julho, a campanha 'Hemoba em Casa' irá atender os moradores do condomínio Manhattan Square Tribeca, na avenida Paralela, em Salvador, das 8h às 16h.

A estratégia, que visa facilitar a participação dos doadores de sangue em isolamento social, vai visitar condomínios que tenham cerca de 500 moradores com idade adequada para realizar a doação. Uma equipe, composta por profissionais da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), realiza uma vistoria técnica para a montagem da estrutura de coleta, geralmente no salão de festas.

Para o diretor geral da instituição, Fernando Araújo, a adesão dos voluntários à doação de sangue ressalta a importância da solidariedade neste momento de pandemia. "Recebemos muitas ligações e estamos agendando as visitas aos condomínios maiores neste primeiro momento. Para nós, é muito gratificante ter este retorno da população; é um reconhecimento da doação de sangue como um compromisso social, que beneficia toda a sociedade", afirmou o diretor.

Para participar da campanha, os condomínios que possuam um espaço amplo para a estrutura de coleta, que envolve cerca de doze profissionais, devem procurar o setor de Captação de Doadores da Fundação Hemoba e realizar a inscrição através do e-mail [email protected] e telefone (71) 3116-5603.

Doação com Hora Marcada

Em meio ao avanço do novo coronavírus, a Hemoba atualizou as orientações para triagem clínica de candidatos à doação de sangue e adotou outras medidas de segurança entre doadores, colaboradores e pacientes.

"Os voluntários que apresentaram sintomas respiratórios e febre nos últimos 30 dias não podem realizar a doação. Já os candidatos com diagnóstico de SARS-CoV-2 (coronavírus) poderão realizar a doação após 30 dias do diagnóstico, se estiverem assintomáticos e sem sequelas que contraindiquem a doação. As unidades da Hemoba estão de portas abertas, devidamente higienizadas, aguardando os doadores que estejam bem de saúde e fora dos grupos de risco", explica Rivania Andrade, diretora de hemoterapia da Fundação.

Os interessados em doar sangue com hora marcada podem preencher o formulário disponível no site da Hemoba, enviar um e-mail para [email protected] ou entrar em contato pelo telefone de uma das 24 unidades de coleta em toda a Bahia.

Requisitos para doação

Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

Para ser um doador é preciso estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. O doador deve apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador