icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SALVADOR

Grupo faz ato em defesa da democracia no Centro de Salvador

Manifestação iniciou por volta das 9 horas e seguiu para a Avenida Sete de Setembro.

foto autor

Redação iBahia

11/08/2022 às 11:41 • Atualizada em 26/08/2022 às 20:38 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Grupo faz ato em defesa da democracia no Centro de Salvador

Um grupo de manifestantes fez um ato em defesa da democracia no Campo Grande, em Salvador, na manhã desta quinta-feira (11). A manifestação iniciou por volta das 09h e seguiu para a Avenida Sete de Setembro.

11 de agosto é marcado como o dia da leitura do manifesto em defesa do Estado democrático de Direito, de 1977, para denunciar a ditadura militar e o cerceamento de direitos no regime autoritário. Por isso, nesta quinta, quando completa 45 anos da manifestação, em várias partes do Brasil são lidas cartas da sociedade civil.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Na capital baiana, o grupo é formado principalmente por estudantes e trabalhadores, que devem seguir até a Praça Castro Alves, onde o protesto será encerrado.

De acordo com a Transalvador, o protesto pacífico e acompanhado pela Polícia Militar deixa o trânsito travado na região.

Apoio de artistas

Quarenta e dois artistas, entre atores, escritores e cantores, como Fernanda Montenegro, Caetano Veloso, Chico Buarque, Marisa Monte, Anitta, Maria Bethânia, Antonio Fagundes, Milton Nascimento, Djavan, Wagner Moura e Juliette, fizeram a leitura de um manifesto pela democracia que conta com mais de 800 mil assinaturas.

O texto do manifesto, organizado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), defende o Estado Democrático de Direito, as urnas eletrônicas e o resultado das eleições de outubro, e foi lançado após os ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra o sistema eleitoral brasileiro.

O documento, inspirado na carta de 1977 escrita e lida pelo advogado e professor Goffredo da Silva Telles Jr, marco de oposição à ditadura militar, será lido novamente em ato organização por juristas e movimentos sociais na própria Universidade São Francisco, no Centro de SP, nesta quinta (11).

No vídeo que ganhou as redes sociais na noite da última quarta (10), Fernanda Montenegro faz a introdução ao texto, seguida por Marisa Monte e Anitta, que ainda abrem espaço para Antônio e Camila Pitanga, Paulo Betti, Luísa Sonza, Juliette, Linn da Quebrada, Manu Gavassi, Wagner Moura, Daniela Mercury, Dira Paes, Lázaro Ramos, Djavan, Caetano Veloso e Fábio Assunção.

Leia mais sobre Salvador no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Salvador