Um grupo de manifestantes fez um ato em defesa da democracia no Campo Grande, em Salvador, na manhã desta quinta-feira (11). A manifestação iniciou por volta das 09h e seguiu para a Avenida Sete de Setembro.
11 de agosto é marcado como o dia da leitura do manifesto em defesa do Estado democrático de Direito, de 1977, para denunciar a ditadura militar e o cerceamento de direitos no regime autoritário. Por isso, nesta quinta, quando completa 45 anos da manifestação, em várias partes do Brasil são lidas cartas da sociedade civil.
Leia também:
Na capital baiana, o grupo é formado principalmente por estudantes e trabalhadores, que devem seguir até a Praça Castro Alves, onde o protesto será encerrado.
De acordo com a Transalvador, o protesto pacífico e acompanhado pela Polícia Militar deixa o trânsito travado na região.
Apoio de artistas
https://twitter.com/ZAMENZA/status/1557501231144239104?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1557501231144239104%7Ctwgr%5E9a6ebe84dc5e35642039e415ba52207a05881a18%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.ibahia.com%2Fbrasil%2Fanitta-caetano-veloso-juliette-entre-outros-artistas-fazem-leitura-de-carta-em-defesa-da-democracia-assista
Quarenta e dois artistas, entre atores, escritores e cantores, como Fernanda Montenegro, Caetano Veloso, Chico Buarque, Marisa Monte, Anitta, Maria Bethânia, Antonio Fagundes, Milton Nascimento, Djavan, Wagner Moura e Juliette, fizeram a leitura de um manifesto pela democracia que conta com mais de 800 mil assinaturas.
O texto do manifesto, organizado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), defende o Estado Democrático de Direito, as urnas eletrônicas e o resultado das eleições de outubro, e foi lançado após os ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra o sistema eleitoral brasileiro.
O documento, inspirado na carta de 1977 escrita e lida pelo advogado e professor Goffredo da Silva Telles Jr, marco de oposição à ditadura militar, será lido novamente em ato organização por juristas e movimentos sociais na própria Universidade São Francisco, no Centro de SP, nesta quinta (11).
No vídeo que ganhou as redes sociais na noite da última quarta (10), Fernanda Montenegro faz a introdução ao texto, seguida por Marisa Monte e Anitta, que ainda abrem espaço para Antônio e Camila Pitanga, Paulo Betti, Luísa Sonza, Juliette, Linn da Quebrada, Manu Gavassi, Wagner Moura, Daniela Mercury, Dira Paes, Lázaro Ramos, Djavan, Caetano Veloso e Fábio Assunção.
Leia mais sobre Salvador no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!