A chuva deve permanecer durante quase toda a semana em Salvador. De acordo com boletim da Codesal, resquícios de uma frente fria somados aos ventos úmidos vindos Oceano Atlântico favorece a ocorrência do tempo fechado na cidade. As informações são do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).
A previsão para esta terça-feira (16) e quarta (17) é de céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas a moderadas, a qualquer hora do dia. Há risco para deslizamentos de terra. Já na quinta (18), é esperado a intensificação de chuvas. Uma nova frente fria é esperada entre os dias 23 e 24.
Leia também:
No bairro de Mussurunga já choveu 344 mm, desde o início do mês, 13,83% a mais do que a média histórica de maio, que equivalente a 302,2 mm, segundo a estação de referência do Inmet, em Ondina. Outras localidades também já apresentaram acumulados de chuvas superiores à normal climatológica, a exemplo de Itapuã (319 mm), Mont Serrat (310,9 mm) e Pitatã (303,4 mm), dados atualizados às 16h.
Maio é tipicamente o mês mais chuvoso do ano na capital; já abril, de forma atípica, registrou pouca chuva para a média histórica prevista para o período.
Equipes da Codesal atuam em regime de plantão 24 horas, junto aos demais órgãos do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, que atual na retirada de vegetação, escombros, desobstruindo canais, entre outros, para garantir a segurança da população.
A Codesal recomenda que as pessoas fiquem atentas e, na percepção do risco, se afastem imediatamente, procurem um local seguro, acionem o órgão pelo 199 e aguardem um técnico da Defesa Civil possa ir ao local realizar vistoria.
Acumulado de chuvas
Nos últimos dias, as fortes chuvas tem marcado presença em Salvador. De acordo com dados divulgados pela Defesa Civil (Codesal), em 15 dias, a capital baiana já acumula 215,2 mm de chuvas. Na prática, esse número representa 71% do total previsto para todo o mês de maio - 302,2mm. E a situação deve continuar a mesma nesta semana.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!