icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SALVADOR

Ferramenta do Google indica melhores opções de linhas de ônibus

Desde o dia 16, já constam no banco de dados do Google Transit as informações sobre linhas de ônibus, pontos e itinerários dos coletivos da capital

foto autor

26/04/2014 às 9:07 • Atualizada em 02/09/2022 às 2:50 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Ir da Barra à Pituba, da Vasco da Gama à Paralela, ou de Brotas a Itapuã pode ser uma tarefa fácil para quem costuma andar de ônibus em Salvador. O difícil mesmo é saber que horas o ônibus passa, qual o itinerário das linhas menos conhecidas do usuário e quais as opções de coletivo para ir de um bairro a outro na capital. Se a tecnologia funcionar tão bem como promete, os soteropolitanos e visitantes ganharam um aliado.
Desde o dia 16, já constam no banco de dados do Google Transit as informações sobre linhas de ônibus, pontos e itinerários dos coletivos da capital. Com isso, basta usar o smartphone ou um computador para descobrir, em poucos cliques, quais ônibus passam na Avenida Vasco da Gama com destino à Pituba, por exemplo, quanto tempo a viagem dura e qual a próxima partida – incluindo o intervalo de tempo entre elas.

Ao clicar no ícone do ônibus, o Google dá o trajeto ideal (Foto: Reprodução)

O Google Transit – ferramenta que usa o Google Maps como plataforma e inclui opções de deslocamento com carro, ônibus ou a pé – tem agora os dados de transporte público das 12 cidades-sede da Copa do Mundo 2014. Além de Salvador, no último dia 16, a ferramenta foi lançada em Brasília, Manaus, Recife, Natal e Cuiabá.
Com elas, sobe para 22 o número de cidades com o sistema no Brasil, segundo o Google. Em todo o mundo, são 2.080 cidades conectadas com a ferramenta, que foi lançada em 2005 em cidades dos Estados Unidos.
Pelo número Em Salvador, os dados foram repassados pela Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador). De acordo com o superintendente do órgão, Fabrizzio Muller, todas as linhas da capital já estão incluídas no sistema. Lá, elas aparecem em forma de número – o código que aparece ao lado do letreiro nos ônibus.
“A ferramenta é importantíssima. É uma ferramenta que as pessoas têm que aprender a utilizar. Uma coisa que eu vejo é que, na Bahia, não tem muito a cultura do número, mas do nome das linhas. Mas quem segue aquela linha sabe qual é o número”, disse. Para buscar as linhas, basta acessar o endereço maps.google.com/transit e inserir locais de origem e destino.
Por aqui, as pessoas terão mesmo que se acostumar com a ferramenta. Em pontos de ônibus percorridos pela reportagem, ninguém ainda a conhecia. Uma estudante que aguardava o ônibus na Avenida Bonocô, nas imediações da Baixa do Tubo, disse que gostaria de usar a ferramenta, mas lamentou que o celular dela tivesse sido roubado naquele mesmo ponto recentemente.

A busca também funciona em aplicativo pelo celular (Foto: Reprodução)

Todo o banco de dados do Transit “traz informações sobre horários de transporte público de mais de um milhão de pontos de parada de ônibus, metrô, trem, bonde, balsa, entre outros, cobrindo mais de um bilhão de quilômetros ao redor do mundo, todos os dias”, diz a postagem oficial do Google. Enquanto Salvador não tem metrô, os usuários podem se contentar com as partidas de ônibus.
A ferramenta ainda não localiza linhas que vão para a Região Metropolitana de Salvador, como Simões Filho e Lauro de Freitas. Em vez disso, aponta aquelas que vão mais próximas das duas cidades. Em Simões Filho, o usuário recebe as opções de ônibus que vão até os bairros de Cajazeiras, Valéria, Águas Claras, Palestina e BR-324. Para Lauro de Freitas, os ônibus vão até Patamares, Itapuã, Praia do Flamengo e aeroporto.
De lá, o usuário recebe a orientação de seguir a pé – com tempo e distância de caminhada – ou de táxi. O mesmo acontece quando o ponto de partida não é uma via que possui pontos de ônibus.
GPS Por enquanto, os horários da “próxima partida” de cada linha que aparece no sistema são uma estimativa com base nos dados da ordem de serviço dada pelas empresas de ônibus. Ontem pela manhã, a reportagem do CORREIO testou os horários de linhas que passavam pela Vasco da Gama.
Em 40 minutos, a linha Lapa-Pituba (0805) passou quatro vezes pelo ponto de ônibus próximo ao cruzamento do Lucaia, com horários que variavam em pouco mais de cinco minutos com relação à estimativa da ferramenta. No entanto, a linha 0118 (Estação Mussurunga-Barra 3) não passou nenhuma vez pelo ponto no mesmo período. A incerteza dos horários poderá acabar com a nova licitação do transporte coletivo, segundo Fabrizzio Muller. O superintendente da Transalvador explicou que todos os novos veículos terão que contar com um GPS. Por isso, ele não descarta a criação de um aplicativo específico. Matéria original: Jornal Correio Ferramenta do Google indica melhores opções de linhas de ônibus de Salvador

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador