Estudantes da Universidade Federal da Bahia (Ufba) denunciaram uma apologia ao nazismo dentro da instituição nesta quarta-feira (25). Segundo relatos nas redes sociais, um aluno teria feito uma saudação nazista com as mãos em frente ao Restaurante Universitário (R.U) no campus Ondina.
Vídeos que circulam na web mostram o momento em que o acusado é repreendido, cercado e questionado por colegas. Revoltada com o que viu, uma das estudantes tenta atacar o aluno fisicamente.
Leia também:
Estudantes relatam na web confusão em campus da Ufba após saudação nazista; instituição apura#ibahia #salvador #ufba pic.twitter.com/5LjccghmGn
— iBahia (@iBahia) May 25, 2022
De acordo com relatos, tudo começou quando o devido aluno parou em frente à mesa de contagem de votos da mesa de eleição para reitoria da universidade. Ele teria saído do Restaurante Universitário e feito o gesto enquanto caminhava pela fila.
Em nota, a Ufba informou que tomou conhecimento do "conflito envolvendo estudantes" e que a situação, "em todas as suas implicações, será amplamente apurada, através de seus órgãos competentes".
Crime
Pela Constituição, a lei do Racismo (nº 7.716/89) estabelece que é crime no Brasil praticar, induzir ou incitar discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, no que se enquadra a apologia ao nazismo.
No que diz respeito ao nazismo, é previsto como crime "fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo". A pena para quem é condenado chega a ser de dois a cinco anos de prisão e multa.
Leia mais sobre Salvador em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!