icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SALVADOR

Equipe exclusiva vai atender casos de violência em ônibus por app

O aplicativo do CittaMobi pode ser baixado gratuitamente na loja de aplicativos

foto autor

09/09/2015 às 9:48 • Atualizada em 01/09/2022 às 9:19 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Depois de passar por dois assaltos dentro do ônibus em menos de duas semanas, a estudante Larissa Novais, 21 anos, tomou uma decisão: se precisa ir à rua fazer alguma coisa, pega um táxi ou pede carona. “Em último caso, se tiver mesmo que entrar em um coletivo, saio sem nada”, conta a universitária, que diz ter precisado de acompanhamento psicológico após o trauma. Desde ontem, o passageiro que se sentir ameaçado dentro de coletivos pode denunciar a situação através do aplicativo CittaMobi, que desde maio deste ano fornece dados sobre localização e horário dos coletivos de Salvador para cerca de 370 mil usuários do app. A nova versão do aplicativo traz um ícone específico para que usuários alertem, em tempo real, para suspeitas de assalto, violência física, assédio sexual ou outras ocorrências. O prefeito ACM Neto e o secretário de Mobilidade, Fábio Mota, apresentaram a novidade na sede da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), em Amaralina.

Interface de aplicativo que permite aos passageiros de ônibus da capital denunciar situações de violência dentro da frota de 2.700 coletivos (Foto: Evandro Veiga)

Toda vez que o passageiro acionar o ícone Incidentes Graves, apelidado de Botão do Pânico, as informações serão enviadas instantaneamente para o Centro de Controle Operacional (CCO), que monitora desde maio a frota de 2.700 coletivos da cidade. “As informações dos Incidentes Graves têm que ser tratadas de imediato. Por isso que teremos uma equipe específica, que cuidará exclusivamente desses eventos, seja um assalto dentro de um ônibus, que vai chegar aqui na mesma hora, ou algum outro ato violento, que gere algum tumulto no veículo”, explicou o prefeito. Em funcionamento 24 horas por dia, a equipe terá quatro profissionais por turno, que vão fornecer à Secretaria da Segurança Pública (SSP) dados como localização e linha do veículo. “Convido a Secretaria da Segurança Pública para ter um assento, aqui, no CCO. Caso a secretaria não queira, vamos disponibilizar essas informações de imediato para uma central que eles indiquem”, disse Neto. Em nota, a SSP informou que “independentemente da presença de policiais no CCO da prefeitura, as forças de segurança estaduais participarão dessa ação conjunta, com o apoio dos seus dois centros operacionais, a Stelecom (190) e o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC)”. Ainda em nota, a SSP afirmou que dispõe de duas unidades operacionais para ocorrências específicas com ônibus: o Grupamento Gêmeos da Polícia Militar e o Grupo de Repressão a Roubos em Coletivos (Gercc) da Polícia Civil. Além do Botão do Pânico, a nova versão do aplicativo permite que os passageiros relatem ausência de linhas, problemas no ponto, limpeza do veículo, não paradas, segurança e lotação do ponto. Motorista de ônibus há 16 anos, Geraldo Madureira já sofreu quatro assaltos durante o trabalho. “Agora, com o aplicativo, a polícia vai ter como acompanhar a gente, dá mais segurança”, avaliou. O aplicativo do CittaMobi pode ser baixado gratuitamente na loja de aplicativos (Play Store, App Store ou Windows Phone) do seu aparelho celular. Após efetuar o download, o usuário deverá efetuar um cadastro com o CPF, que será utilizado para coibir trotes. “Os dados dos usuários ficam registrados. Se ficar constatado um trote, temos condições de localizar o autor. Pedimos a população que colabore”, disse Neto.
Correio24horas

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador