|
---|
Mario Cravo Jr. durante abertura da exposição |
Para comemorar os 90 anos de Mario Cravo Jr., foi inaugurada na noite desta sexta (25), a exposição 'Mario Cravo Jr. Esculturas', no Palacete das Artes. Reunindo 62 obras, o artista plástico e escultor baiano, junto aos familiares e a mulher, Lúcia, recebeu convidados ilustres, como o governador Jaques Wagner e a primeira-dama, Fátima Mendonça, além do secretário de Cultura, Albino Rubim, amigos e admiradores.
Veja também:Mario Cravo Jr. inaugura mostra com 62 obras no Palacete das ArtesMario Cravo Jr. ganha biografia e documentário “Exu Iluminado” Distribuídos em dois andares e no jardim do Palacete, os trabalhos são apresentados para o público trazendo produções de diversas épocas, inclusive obras realizadas há poucas semanas. Emocionado com a mostra, Cravo Jr. explicava para os seus convidados como e por que algumas de suas obras foram criadas e os materiais utilizados. "Eu adoro exu! Você é genial, é um prazer estar aqui", comentou a primeira-dama do estado em conversa com Cravo Jr. sobre suas obras.
|
---|
D. Lúcia admirando as obras de Mario Cravo Jr. |
Demonstrando felicidade, dona Lúcia, esposa de Mario Cravo Jr., sorria a todo o momento e procurava saber quem eram as pessoas. Ela vibrou com as obras do marido, chegando a apontar uma delas e declarar que o trabalho era "legal".
Parque das Esculturas"Vamos dar uma melhorada lá no parque", disse Jaques Wagner sobre o Parque de Esculturas de Mario Cravo Jr., em Pituaçu, local que funciona o seu ateliê e onde recebe visitas de estudantes da periferia de Salvador. "Não vou lhe iludir, não tenho mais tempo, mal aplico o tempo disponível. Com 90 anos, tenho que devolver a minha companheira o tempo que ela dedicou a mim. É nessa hora que você tem que assistir. Então, fico em casa com Lúcia nas manhãs e vou a Pituaçu entre 10h e 12h. Ainda faço essas coisas. Algumas dessas esculturas foram feitas agora, há poucos dias", declarou Mario Cravo Jr. sobre sua rotina diária ao
iBahia.
|
---|
Mario Cravo Jr. mostrando a obra 'Pietá (esboço inicial)' para a primeira-dama do Estado, Fátima Mendonça. |
Sobre a frequência ao seu ateliê, o artista reclama da falta de visitas dos adultos no Parque, mas destaca o quanto se diverte com o número de estudantes que vão ao local. "Quem vai lá são os meninos da periferia. Os adultos não conhecem, não difundem. Quem frequenta o polo de Pituaçu são as escolas da periferia, centenas, milhares, são estes que estão lucrando, perdoe a imodéstia, indo lá, perguntando, desenhando, fazendo objetos pra mim, não copiando Mario Cravo, inventando coisas sobre as minhas obras, e eles se divertem muito e me divirto também", disse Cravo Jr. O escultor destacou também o quanto é fundamental a participação das escolas no desenvolvimento da imaginação dos seus alunos. "O papel da escola é levar a pessoa, quando jovem, a despertar a imaginação. Não vou esquecer mais, podem fechar, o Governo pode acabar com o Parque, mas não vou esquecer dos meninos que passaram por lá, esses não vou esquecer nunca", declarou. Cravo Jr. reforça a importância de ter este contato com os jovens estudantes que passam a conhecer o seu trabalho. "Sou um velho que assiste e brinca com eles e brinca com o que está fazendo. Porque sou criança ainda, uma criança de cinco anos. Ainda brinco com as coisas, me corto e suo", finaliza o artista.
|
---|
|
MostraAlém de reunir 62 obras como 'Figuras Emblemáticas', 'Retrato de Exu Delicado' e 'Braço em Equilíbrio', o Palacete das Artes apresenta textos escritos por Carybé, Jorge Amado e o critico de artes Jacob Kimtowitz, que retratam quem é o gravador e escultor baiano. Apresenta, também, um documentário sobre o artista, onde ele mesmo fala de sua vida, a realização de suas obras e os desafios enfrentados. "Eu ainda topo aventuras nessa etapa da minha vida", declarou Cravo Jr. em depoimento ao documentário.