O Goethe-Institut Salvador-Bahia celebra seus 60 anos com uma programação especial a partir desta terça-feira (29), às 19h, no Teatro do instituto, localizado no Corredor da Vitória.
O primeiro encontro será por meio de evento nomeado "Atemporalidades – Ciclo de Debates”, mediado pela arquiteta Alejandra Muños e o gestor cultural Márcio Meirelles.
Leia também:
As comemorações seguem até setembro, com seis momentos de debates sobre assuntos que aparecem recorrentemente nos eventos realizados no Goethe-Institut Salvador-Bahia ao longo dos anos.
Confira a programação completa:
29 de junho, 19h:
Cultura e cidade – Quo Vadis Salvador? (Para onde vais, Salvador?)
O Goethe-Institut acompanhou o movimento de transformações estruturais e inter-relação nos últimos sessenta anos, também participando dele. Nesta mesa, a pergunta se volta para o futuro da relação cultura e cidade. Para onde vais, Salvador?
- Mediação: Profa. Dra. Alejandra Muñoz (UFBA)
- Convidados: Márcio Meirelles, Igor Queiroz e Prof. Dr. Francisco Senna (UFBA)
13 de julho, 19h:
Bahia e sua herança afrobrasileira
O tema do bate-papo será a cidade de Salvador como um território de encruzilhada, no qual diferentes povos vindos de África, Europa, além de populações indígenas locais confluíram para a construção de uma identidade e de uma história.
- Mediação: Prof. Dr. Moises Alves (UEFS)
- Convidados: Prof. Dr. Ayrson Heráclito (UFRB), Deisiane Barbosa, Goya Lopes e Zulu Araújo
27 de julho, 19h:
Língua estrangeira no contexto da crescente globalização e do turismo
A crescente globalização verificada ao longo das últimas décadas e o turismo internacional, proporcionado pela facilidade de circulação de pessoas globalmente, gera novos mercados e fomenta relações culturais, comerciais e de oportunidades em todas as áreas. As línguas estrangeiras jogam um importante papel nessa dinâmica.
- Mediação: Dra. Petra Schaeber – Cônsul Honorária da Alemanha na Bahia
17 de agosto, 19h:
Desenvolvimento urbano e sustentabilidade
A principal pergunta feita nesta mesa é: Como Salvador está se movimentando neste cenário? No caso de uma cidade, o desenvolvimento urbano dessa, espera-se, deve estar em consonância com uma visão que considera a sustentabilidade em todos as suas dimensões (econômica, social, cultural, ambiental, tecnológica e etc).
- Mediação: Ed Santana
- Convidados: Ivana Magalhães, André Fraga, Prof. Ms. Dilton Lopes Júnior e Luis Gaban
14 de setembro, 19h:
Uma cidade para todes – Diversidade
Salvador é uma cidade para todes? Nesse sentido, a mesa pretende incluir vozes de grupos como o da população idosa, pessoas portadoras de deficiências, além das comunidades LGBTQIA+ e negra para tentar responder a esta pergunta.
- Mediação: Drando. Eder Luis Santana
- Convidados: Ednilson Sacramento e Keyla Sympson
21 de setembro, 19h:
Um tal teatro – Desenvolvimento dramático entre 1960 e hoje
A Escola de Teatro da UFBA figura entre uma das mais antigas do Brasil e a tradição teatral de Salvador é um tópico relevante na história do teatro brasileiro. A mesa refletirá sobre esse histórico pontuando momentos importantes e a participação do Goethe-Institut.
- Mediação: Dr. Aldri Antônio Alves da Anunciação
- Convidados: Prof. Dr. Raimundo Matos Leão (UFBA), Profa. Dra. Carmen Paternostro Schaffner (UFBA) e Prof. Dr. Celso Junior (UFRB)
27 de setembro, 19h:
O que vem após do Jorge Amado? Literatura no Nordeste
A mesa pretende debater a literatura contemporânea na Bahia e no Nordeste. Com a pergunta provocadora: “O que vêm após Jorge Amado?” espera-se mostrar o quanto de rica literatura vem sendo produzida.
- Mediação: Marielson Carvalho
- Convidados: Ordep Serra, Rita Santana, Itamar Vieira Junior e Luciany Aparecida
Leia mais sobre Salvador no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!