icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SALVADOR

'Disque 156' passa a orientar mulheres em situação de violência

Objetivo é fornecer informações sobre a rede proteção o às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, além dos Centros Municipais de Atendimento à Mulher

foto autor

Redação iBahia

08/07/2022 às 23:00 • Atualizada em 27/08/2022 às 1:26 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					'Disque 156' passa a orientar mulheres em situação de violência
Foto: Bruno Concha/Secom

Mulheres em situação de violência podem receber atendimento por um novo número, o Fala Salvador 156. O objetivo é fornecer informações sobre a rede proteção o às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, além dos Centros Municipais de Atendimento à Mulher.

Para ter acesso, ao ligar para o Disque Salvador 156, basta teclar 9 e obter mais informações a respeito. A titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, explica que, após o acionamento do centro de referência, uma equipe formada por advogada, psicóloga e assistente social passa a fazer a tratativa com a rede de apoio, que conta com instituições como a Deam, serviços de saúde, além de verificar os benefícios que o município pode oferecer, através da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

“Toda articulação é feita pela equipe, para que a mulher tenha garantidos os seus direitos. Uma vez que a vítima aciona o centro, ela passa a ser acompanhada e, se precisar do acolhimento, ainda pode permanecer por 15 dias na unidade. Em caso de risco de morte, ela passa pelo Programa Guarda Maria e depois é encaminhada a uma casa abrigo”, afirma.

Além do Fala Salvador 156, os grupos vulneráveis contam ainda com o Disque 100, do Governo Federal, que informa sobre direitos e recebe denúncias de violações, acionando os órgãos competentes.

Outra opção de canal é o Disque 180, criado pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, que atende mulheres em situação de violência, registrando e encaminhando denúncias aos órgãos competentes, além de receber reclamações, sugestões e elogios sobre os serviços da rede de proteção.

Leia mais sobre Salvador em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador