A presidente Dilma Rousseff visitou na manhã desta quarta-feira (6) o navio Bahia, adquirido pela Marinha, que vai ser usado em missões humanitárias e em apoio à Defesa Civil em caso de desastres naturais e calamidades. Acompanhada do governador Rui Costa, Dilma chegou ao porto de Salvador por volta das 11h15 e participou da cerimônia de apresentação no Comando do 2º Distrito Naval.
Presidente Dilma participou de cerimônia no navio Bahia (Foto: Clarissa Pacheco/CORREIO) |
Manifestantes se concentraram próximo ao local com bandeiras e faixas e gritos de 'não vai ter golpe'. Antes de entrar na embarcação, Dilma permaneceu nas escadarias para a execução do hino nacional. O navio ficará aberto para visitação gratuita nesta quarta-feira (6), das 14h às 17h30.
O navio Bahia conta conta com um hospital abordo e tem capacidade para tender até 100 pacientes por dia. Ao todo, são 49 leitos, entre UTI, unidade de queimados e isolamento, além de duas salas cirúrgicas, dois consultórios de atendimento clínico e um consultório odontológico.
Manifestantes pró governo se concentraram próximo ao Porto de Salvador (Foto: Clarissa Pacheco/CORREIO) |
Toda essa estrutura possibilita que o navio seja empregado em missões humanitárias ou em apoio à Defesa Civil em caso de desastres naturais e calamidades. Contudo, há outra capacidade que diferencia essa embarcação das demais. O navio pode auxiliar no embarque e desembarque de tropas, veículos e equipamentos de combate diretamente na área de conflito, por terra, água ou ar.
(Foto: Marina Silva/CORREIO) |
O Bahia conta com três helipontos e doca alagável, o que permite que embarcações menores realizem carga e descarga em alto-mar. “Sempre que necessário, a Marinha se desloca para apoio humanitário, desastres naturais e transporte. Esse navio tem características que facilitam esse tipo de missão”, declarou o almirante Bento de Albuquerque Junior.
*Com informações da repórter Clarissa Pacheco
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade