icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SALVADOR

Dia de finados: confira programação dos cemitérios de Salvador

Cemitérios realizam série de programações para que as pessoas possam prestar homenagens aos entes queridos

foto autor

Redação iBahia

29/10/2021 às 9:15 • Atualizada em 26/08/2022 às 20:04 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

No próximo dia 2 de novembro, Dia de Finados, os cemitérios e casas especializadas realizam uma série de programações para que as pessoas possam visitar ou prestar homenagens aos entes queridos. Pensando nisso, o iBahia resolveu fazer uma lista com todos os detalhes da data e claro, as indicações evitando aglomerações e garantindo o isolamento por conta da pandemia da covid-19. Confira:

  • Cemitério Jardim da Saudade

O funcionamento do Cemitério Parque Jardim da Saudade será das 7h às 18h. Na programação de Finados, terá missa virtual do bispo Dom Marco Eugênio, às 10h, com transmissão pelo site do espaço e apresentações musicais do Quarteto de Cordas Caribe, André Caldeira e da Banda Estação do Tempo, tendo como mestre de cerimônia a jornalista Camila Marinho.

  • Ordem Terceira de São Francisco, Quintas dos Lázaros, Ordem 3ª do Carmo, Ordem 1ª e Cemitério dos Israelitas

O funcionamento das unidades será das 07h às 17h30. Na igreja, localizada no Cemitério da Quinta das Lázaros, quatro celebrações serão realizadas: Às 08 horas com Padre Áureo, 09h30 com Cônego Álvaro, às 14h com Padre Jorge e às 16h com Dom Dorival Junior. Já na capela da Ordem 3ª de São Francisco, a celebração acontece às 09h30, com padre João.

  • Cemitério Campo Santo

No dia 2, será realizada uma missa solene, às 9h, pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Valter Magno de Carvalho, e pelo padre Lázaro Muniz, capelão do cemitério. A missa será transmitida de forma online nas redes sociais da Santa Casa de Misericórdia da Bahia (SCMBA), nas plataformas YouTube e Instagram (@santacasadabahia), e contará com a presença do provedor da SCMBA, José Antônio Rodrigues Alves, e membros da Irmandade da SCMBA.

Além da missa da Santa Casa, outras quatro missas serão realizadas ao longo do dia na Capela de Nossa Senhora da Piedade, situada no Cemitério Campo Santo, às 7h, 12h30, 14h e 15h30. Às 10h30 haverá uma oração inter-religiosa com a participação de líderes de diversas religiões, a exemplo do candomblé, umbanda, islamismo, Hare Krishna, católicos e evangélicos. Esta celebração também será transmitida de forma online, através do YouTube e Instagram (@cemiteriocamposanto).

Visitantes - Em anos anteriores à pandemia do coronavírus, o Cemitério Campo Santo já registrou um público estimado em mais de 30 mil pessoas durante a semana que antecedia o Dia de Finados. No ano passado, o local recebeu aproximadamente 1.300 pessoas entre as 6h30 e 17h no dia 2 de novembro. Segundo o gerente do Cemitério Campo Santo, Roberto Guimarães, devido à vacinação e redução de óbitos por Covid-19, a expectativa é que esse ano seja registrado um número aproximado de 4 a 5 mil pessoas, com maior volume no período da manhã, entre as 7h e 13h.

Este ano, o Campo Santo prepara uma ação especial para receber os visitantes, que serão recepcionados com rosas brancas, além da presença de músicos violinistas e saxofonistas.

O Cemitério Campo Santo permanece com todos os protocolos de prevenção à Covid-19, disponibilizando álcool em gel para o público, sinalização dos assentos para distanciamento social, tapetes higienizadores e redução do número de participantes nas missas, conforme recomendado pelo protocolo municipal.

  • Bosque da Paz

O cemitério Bosque da Paz traz programação aberta ao público, com a presença do Padre Jaciel Bezerra, das 7h às 17h. A atividade contará ainda com entrega de rosas aos visitantes e missas abertas ao público, além de violinista durante todo o dia. Às 9h acontece a missa com o Bispo Dom Dorival Souza Barreto. Em seguida, às 11h, ocorre a celebração com o Padre Jaciel Bezerra, cantor e compositor.

Seguindo o “Protocolo Setorial” da Prefeitura de Salvador, a programação irá funcionar com 75% da capacidade máxima para visitações simultâneas. Após a aferição de temperatura, será mantido dentro do espaço o distanciamento social de 1,5m, sob utilização de máscara protetora durante toda a exposição.

  • Cemitérios Municipais

Os dez cemitérios municipais de Salvador irão funcionar no período das 8h às 16h. Não será necessário agendamento. A prefeitura informou ainda que até a data, estão sendo intensificados os serviços de varrição, capinação e pintura em muros, meios-fios e nas unidades administrativas dos cemitérios, situados em Paripe, Periperi, Plataforma, Pirajá, Brotas, Itapuã e ilhas de Maré, Bom Jesus dos Passos e dos Frades (Ponta de Nossa Senhora e Paramana).

Sepultamentos – Os sepultamentos nos cemitérios municipais são agendados por meio dos telefones (71) 3202-4951 e (71) 3202-4952. Devido à pandemia, os velórios estão sendo realizados com, no máximo, 15 pessoas e com duração de até 15 minutos.O município também oferece à população de baixa renda a cremação, através do mesmo contato telefônico, disponível todos os dias da semana. O serviço ocorre em parceria com o cemitério Jardim da Saudade, com capacidade para até duas cremações diárias e até 730 por ano.

A cremação pode ocorrer desde que haja manifestação do falecido, em documento público, feito em Cartório de Títulos e Documentos ou particular. Nessa hipótese, o termo deverá contar com a assinatura do declarante e de mais três testemunhas, todas com as firmas reconhecidas.

Na falta de uma manifestação em vida, a cremação somente é possível com a apresentação da documentação legalmente exigida e com a autorização dos parentes de grau direto, na sequência: cônjuge sobrevivente – seja ele(a) esposo(a) ou companheiro(a) legalmente reconhecido(a) –, pais, filhos e irmãos, desde que maiores de idade.

Os corpos só são cremados quando a morte é causada por doenças crônicas, como acidente vascular cerebral, parada cardíaca, insuficiência respiratória, câncer, diabetes, morte natural e similares. É obrigatório o guia de cremação. Quando a morte decorre de acidente, homicídio, ou por causa indeterminada, considerada não natural ou violenta, precisa ser atestada por um médico legista e a cremação dependerá de autorização judicial e liberação da autoridade policial. O falecido a ser cremado não deve ter marcapasso ou qualquer outra prótese de metal.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador