Dezesseis salvamentos foram registrados em praias de Salvador neste último final de semana. Segundo informações da Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), 13 deles aconteceram no domingo (30). A maioria dos casos aconteceu nas praias de Stella Maris, Piatã e Itapuã. Algumas vítimas eram adolescentes. Não houve casos de mortes.
"Adolescentes com idades entre 13 e 16 anos e isso é um fator de risco dentro do afogamento. Nós percebemos uma quantidade excedente de ocorrências com pessoas dessas idades", disse o coordenador de Planejamento da Salvamar, Kailani Dantas.
Leia também:
Outro dado registrado pela Salvamar foi de que sete pessoas resgatadas eram turistas.
"As pessoas que vêm curtir as praias de Salvador e que não são daqui tendem a não conhecer as dinâmicas das nossas praias. Elas não perguntam qual o local perigoso, qual é o local indicado para o banho e acabam se pondo em risco", afirmou Kailiani Dantas.
Um dos fatores que pode colocar os banhistas em risco é a mudança de tempo. De acordo com Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Codesal (Cemadec) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de que o céu da capital baiana fique nublado neste feriado do Dia do Trabalhador. Há também possibilidade de chuva fraca.
Outros feriados
Ainda segundo a Salvamar, nos dois últimos feriados - Semana Santa e Tiradentes -1.735 ações de prevenção nas praias da capital baiana (entre o Jardim de Alah e Ipitanga) foram realizados. Ao todo, foram 22 salvamentos de pessoas em situação de pré afogamento.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!