icone de busca
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SALVADOR

Devotos lotam igrejas e participam de Bom Jesus dos Navegantes

Na igreja do Senhor do Bonfim dez missas foram realizadas para celebrar o ano novo

foto autor

01/01/2016 às 17:30 • Atualizada em 26/08/2022 às 22:33 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Turistas e devotos de Bom Jesus dos Navegantes lotaram a igreja da Conceição da Praia, na manhã desta sexta-feira (1º), para assistir à missa e participar da procissão marítima em homenagem ao santo, uma tradição que existe há 176 anos.

Com passos lentos e recém recuperada de uma cirurgia na perna, dona Maria Helena de Souza, 75 anos, arrastava os chinelos para acompanhar a procissão. A razão de tanto sacrifício era gratidão. “Sou devota de Bom Jesus dos Navegantes há muitos anos. Fiz um pedido a ele, antes da minha cirurgia. Ele atendeu”, contou dona Lene.

Devotos lotaram a Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia esta manhã (Foto: Gil Santos/ CORREIO)

A missa foi presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, que chamou a atenção dos fiéis para a renovação da fé. “É o momento de alimentar as esperanças, renovar a disposição para trabalhar com mais amor e caminhar na certeza de que Deus caminha conosco. Esse é o momento de renovar a nossa fé, de aprofunda-la, já que é a fé que dá um novo rumo a nossas vidas, se pedirmos com confiança”, afirmou.
Por volta das 9h40 a imagem de Nossa Senhora da Conceição da Praia acompanhou a imagem de Bom Jesus dos Navegantes até o píer da Capitania dos Portos, no 2º Distrito Naval, também no Comércio. No caminho, alguns desafios: um fio quase arranca a coroa da imagem, o desequilíbrio da caminhada fez o santo balançar, um degrau quase derruba um conjunto de devotas da terceira idade, mas no final tudo deu certo.
A imagem do santo embarcou na galeota Gratidão do Porto, sob aplausos. A partir daí, a procissão continuou pela Baía de Todos os Santos. A embarcação passou pelo Porto da Barra, cais do Porto, Monte Serrat e a Boa Viagem, onde a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem fez a recepção do santo.
Imagem de Bom Jesus dos Navegantes embarcou na galeota Gratidão do Povo por volta das 10h (Foto: Gil Santos/ CORREIO)
A tradição surgiu em 1839, em homenagem ao padroeiro dos marinheiros. Em 1894 a embarcação original foi substituída galeota Gratidão do Povo, que faz a procissão até hoje. Todos os anos, no dia 31 de dezembro a imagem de Bom Jesus dos Navegantes deixa a Boa Viagem e segue para a Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia e, no dia seguinte, retorna para a Península Itapagipana.

Devoção

O primeiro dia do ano também foi de fé para outras centenas de pessoas que assistiram as missas realizadas por toda a cidade. Na igreja do Senhor do Bonfim foram dez celebrações nesta sexta-feira. Do lado de foram, turistas e baianos aproveitaram para amarrar as famosas fitas coloridas no gradil da igreja.

“Dizem que se a gente pedir com fé o desejo se realiza, então pedi de todo o coração. Essa é a segunda vez que venho a Bahia e a religiosidade do baiano é marcante em cada canto da cidade”, contou a turista carioca, Fernanda Godoy.

Para alguns fiéis não apenas o pedido, mas principalmente a forma como se pede é que faz toda a diferença. A enfermeira Milena Cardoso, 32, entrou na igreja de joelhos e continuou a caminhada até o altar. Outras dezenas de fiéis fizeram o mesmo. “Estou agradecendo uma graça e fazendo um novo pedido. Tenho muita fé”, contou a mulher.

A baiana de acarajé Júlia Barreto, 60, saiu de Cajazeiras para assistir à missa e fazer as preces. Ela garante que todos os meses faz, ao menos, três visitas à igreja do Senhor do Bonfim. “Tive cinco filhos e fui a mãe e o pai deles desde que eram pequenos. Pedia ao meu pai, o Senhor do Bonfim, para me ajudar a cria-los bem. Hoje, todos têm profissão e estão empregados. Passamos por muitos apertos, mas nunca perdi a fé”, contou, emocionada.

Correio24horas

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!