Uma feira totalmente voltada para a construção civil acontece entre os dias 20 e 22 de setembro, no Centro de Convenções de Salvador. A Constru Nordeste - 1ª Expo Construção do Nordeste vai reunir, em um mesmo local, todos os segmentos da indústria do setor, atraindo profissionais, especialistas e organizações. O encontro é organizado pela Bahia Eventos, empresa da Rede Bahia, em parceria com entidades do segmento, como o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado da Bahia (Sinduscon).
Os últimos detalhes da Constru Nordeste foram discutidos nesta sexta (15) em uma reunião na sede da Rede Bahia, na Federação. Presente no encontro, o presidente do Sinduscon, Alexandre Landim, falou sobre os objetivos da entidade para o evento. "A nossa expectativa para o crescimento da construção civil é ativar novos fornecedores. Isso nos motivou a fazer um evento como esse, para trazer novos players da indústria local e nacional", pontuou.
Leia também:
A programação do evento inclui palestras, rodadas de negócios e uma maratona de inovação, que deve agregar estudantes de diversas áreas na busca por soluções para o setor. Em paralelo à Constru Nordeste, acontecem os debates do Fórum da Indústria da Construção Civil Nordeste (Ficcon). Para Landim, o evento terá um papel fundamental no debate sobre os maiores desafios da construção civil na atualidade.
"O primeiro desafio é a inovação. Temos que repensar o modelo de construir, como é que a gente vai fazer mais com menos, com mais segurança e mais qualidade. Temos muitas palestras sobre o tema. Em paralelo a isso, temos que tratar sobre ESG, essas três letrinhas que mexeram com o mundo no geral: sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa", disse.
O diretor de gestão e relações institucionais da Rede Bahia, Guilherme Lopes, classificou a realização da Constru Nordeste como um reencontro com o mercado da construção civil e uma forma de valorizar o segmento.
"A indústria da construção civil responde por 5% do PIB baiano. É uma indústria que tem quase 500 mil pessoas envolvidas aqui na Bahia, Salvador é a terceira capital na geração de empregos no setor. É uma força motriz muito grande. Conversamos com o Sinduscon no fim do ano passado com o objetivo de trazer de volta esse evento, que já existiu no passado na Bahia, mas trouxemos com o propósito de se tornar a maior feira de construção do Norte-Nordeste", afirmou.
Lopes ainda ressaltou que inovação e sustentabilidade serão os pilares do evento: "Vamos falar de tecnologia, a gente realmente quer criar um ecossistema onde venhamos catalisar todo tipo de desenvolvimento, seja comercial ou acadêmico. Teremos uma pauta científica muito extensa, que vai abraçar todos os vieses possíveis".
Serviço
- O quê: Constru Nordeste - 1ª Expo Construção do Nordeste
- Quando: 20 a 22 de setembro
- Onde: Centro de Convenções de Salvador - Av. Octávio Mangabeira, 5.490 - Boca do Rio
- Quanto: Acesso gratuito - inscrições e programação no site
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!