O primeiro pôr do sol do ano não teria graça sem o projeto Pôr do Som. Liderado pela cantora Daniela Mercury, 49 anos, o evento, que já acontece há 16 anos, se tornou uma tradição do fim de ano da capital baiana.
Para Márcia Short, a apresentação é uma oportunidade de reunir cantoras de diferentes gerações do gênero musical. “Daniela fez uma bela coleção de talentos que fundaram esse movimento e que inspiram outras que estão aí fazendo sucesso. É uma confraternização”, diz Márcia Short.
Já Márcia Freire lembra que em 2015 se comemora 30 anos de axé music e que a festa não poderia acontecer em um momento mais propício. “Ela vai conseguir reunir as mulheres que começaram o axé, mostrar que ainda estamos trabalhando. Mesmo não estando mais na mídia, ainda temos esse reconhecimento”, fala.
Cartão-Postal Este é o segundo ano que o Pôr do Som - que começou na Barra - acontece no Comércio. A escolha do local, reflete Daniela, valoriza uma parte da cidade que ela tem muito afeto.
Outro fator que deixa a localização ainda mais especial é a união entre a Cidade Alta e Cidade Baixa promovida pela festa. “As pessoas estão se acostumando com este lugar e este ano vai ser melhor ainda que no ano passado. O elevador ali é simbólico. Eu adorei!”, celebra a cantora.
É nesse clima alto-astral que Daniela comanda o seu show. Seu Réveillon, diz, sempre é marcado pela energia do recomeço, que ganhou ainda mais sentido depois que ela passou a se apresentar nessa data em Salvador. “O axé é, definitivamente, o melhor gênero para começar o ano novo com o pé direito”.
Márcia Freire concorda. A cantora, que rompeu o ano se apresentando na Ilha de Itaparica, comemora a oportunidade de passar o primeiro dia do ano em Salvador, data em que sua mãe também celebra 88 anos. “Eu não toco mais em Carnaval, então é muito bom poder reencontrar esse público. E, pra mim, especialmente, é uma felicidade maior em poder estar com minha mãe nesse dia”, revela Márcia.
Turismo Em sua 17ª edição, o Pôr do Som se tornou marcante na programação de Réveillon da cidade. E, naturalmente, acabou integrado à festa da prefeitura, que esse ano conta com uma programação de oito dias, que se estende até domingo.
Daniela elogia a iniciativa municipal, destacando que ela reforça a vocação para o turismo baseado na música e na cultura. “A música já convidou o mundo para vir para a Bahia. É muito justo que a prefeitura reconheça isso e dê essa dimensão cultural, fazendo oito dias de festa”, avalia.
Para Márcia Short, o show proporciona visibilidade para artistas que não conseguiram ingressar na programação da prefeitura, garantindo que todos sejam apreciados por baianos e turistas. “Sou muito grata a Daniela por essa lembrança, porque vou poder participar dessa linda festa. É uma forma de incluir todos nessa grande celebração de 2015”, conta.
Uma das responsáveis pela explosão da axé music em todo o país, Daniela diz que acha inteligente juntar forças, entre a prefeitura e artistas, para fazer da cidade um roteiro fixo para turistas nas festas de fim de ano. “Salvador já é a Disney da música brasileira! Quanto mais profissionalismo e seriedade, melhor vamos aproveitar isso!”, diz a cantora, aproveitando para desejar Feliz Ano-Novo a todos.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade