Os especialistas alertam sobre o perigo das correntes de retorno nesta semana, e afirmam que o fenômeno representa grande risco de afogamento nas praias de Salvador. Caracterizado pela ausência de ondas em um trecho específico, a corrente apresenta grande perigo, mas pode ser facilmente identificada pela coloração mais escura da água.
De acordo com o Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros, alertas estarão fixadas na areia, sendo assim, vale atenção a bandeira vermelha que indica a presença de um fenômeno natural específico que pode gerar risco ao banho de mar.
Leia também:
O fenômeno natural específico nesta época do ano pode gerar risco ao banho de mar, por isso vale atenção a trechos onde duas correntes laterais se cruzam. O especialista explica que a ocorrência das correntes de retorno nas praias do Buracão e Barravento são comuns, e tem pontos específicos em que se acontecem todos os dias e chegam ao perímetro de 30 metros.
Em relação aos cuidados, o soldado e guarda-vidas do Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros Thiago Alejandro Bernal conta que manter a calma e se deslocar para umas das laterais é o certo a se fazer. Caso o banhista seja surpreendido, a orientação é que não tente retornar à faixa de areia pelo mesmo local de acesso.
Bernal lembra que a bandeira amarela aponta a presença de guarda-vidas na praia, o que deve ser observado para a escolha da região do banho. "Nós estamos ali à disposição para atender quem precisar e orientar sobre os riscos", finalizou
Leia mais sobre Salvador no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!