O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) aponta que 20 praias de Salvador estão impróprias para banho neste final de semana. Entre elas, praias localizadas em São Tomé de Paripe, Periperi, Rio Vermelho, Patamares e Piatã. Confira lista de locais abaixo.
As amostras de água para análises da balneabilidade das praias, de acordo com o órgão, são coletadas semanalmente, no período da manhã, em locais com maior concentração de banhista. A condição da balneabilidade nos pontos monitorados é avaliada continuamente durante todo o ano, analisando a densidade de bactérias em um conjunto de amostras obtidas em cinco semanas consecutivas.
Geralmente, uma praia é considerada imprópria para banho se o valor obtido na última amostragem for superior a 2000 Escherichia col ou quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas apresentar resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli por 100 mL de água. Elas devem ser evitadas pelo nível elevado de bactérias que podem causar infecções urinária e intestinal. O aplicativo Vai Dar Praia, disponível para dispositivos móveis com sistema operacional Android, dá em tempo real informações sobre a qualidade das praias.
CONFIRA LISTA COMPLETA:
Salvador
Praias impróprias: São Tomé de Paripe (Em frente à casa Vila Maria, ao lado da rampa de acesso à praia), Tubarão (Em frente ao conjunto habitacional, próximo à antiga fábrica de cimento), Periperi (Na saída de acesso à praia após travessia da via férrea), Penha (Situada em frente à barraca do Valença), Bogari (em frente ao Colégio da PM), Bonfim (Ao lado da quadra de esportes, em frente a rampa de acesso a praia), Pedra Furada (Atrás do Hospital Sagrada Familia, em frente a ladeira que dá acesso a praia), Roma (Rua Prof. Roberto Correia, junto à descida de acesso a praia, fundo do Hospital São Jorge), Canta Galo (Atrás das antigas instalações da FIB, Rua Agrário Menezes), Marina Contorno (Entre a Marina e o Restaurante do Amado da Av.Contorno), Santa Maria(Em frente ao Mar Azul hotel, limítrofe ao Hospital Espanhol, em frente a escada de acesso à praia), Ondina (Próximo a escada de acesso à praia, em frente ao posto BR e Hotel Bahia Sol), Ondina (Situada próximo ao Morro da Sereia em frente ao Ed. Maria José), Rio Vermelho (Em frente a Rua Bartolomeu de Gusmão. Próximo a escada de acesso à praia, ao lado da Rua Morro da Paciência), Rio Vermelho (Próximo a escada de acesso à praia, em frente à igreja Nossa Senhora de Santana), Pituba (em frente a escada de acesso à praia, em frente a Portinox, na Rua Paraíba), Armação (Em frente ao Hotel Alah Mar e a Rua João Mendes da Costa), Boca do Rio (Em frente ao posto Salva Vidas), Corsário (Em frente ao Posto Salva Vidas), Patamares (Em frente ao posto Salva Vidas Patamares, próximo ao Coliseu do Forró e ao Caranguejo de Sergipe), Piatã (Em frente ao Posto Salva Vidas, próximo ao Clube Costa Verde), Placafor (Em frente ao posto Salva Vidas).
Baía de Todos os Santos
Praias impróprias: Cabuçu (Em frente as barracas), Itapema (No meio da praia), Pedras Altas (Em frente às barracas de praia), Aratuba (Acesso pela Rua principal do povoado) e Mar Grande (Em frente à Praça Principal, ao lado do Banco do Brasil).
Costa dos Coqueiros
Praias impróprias: Ipitanga (Em frente ao Restaurante Beach Stop, na Rua A), Ipitanga (Rua Vereador José Barbosa, em frente à rotatória), Vilas do Atlântico (Trecho situado entre a Praia de Paquetá e Leblon), Buraquinho (A cerca de 200 m da foz do rio Joanes), Busca Vida (Em frente a guarita de segurança nº 42 – Lote 42ª) e Imbassaí (em frente as barracas de praias da localidade próximo a foz/canal do rio Imbassaí).
Costa do Dendê
Praias impróprias: Não há irregularidades nas praias.
Costa do Cacau
Praias impróprias: Marciano (Próximo ao Bar Litrão), Malhado (Próximo à escultura da sereia) e Cristo (Próximo a Barraca Point Conde Badaró).
Costa do Descobrimento
Praias impróprias: Não há irregularidades nas praias.
Costa das Baleias
Praias impróprias: O Boletim Nº19 da COSTA DA BALEIA não foi emitido devido a inconsistência dos resultados das análises obtidas nesta campanha.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!