O prefeito ACM Neto iniciou nesta quarta-feira (12) a reforma em seu secretariado: nomeou o ex-deputado federal Luiz Carreira (DEM) para a Casa Civil, no lugar de Albérico Mascarenhas, que pediu para sair com o fim de “dar andamento a projetos pessoais” na iniciativa privada. Ao menos outras três mudanças devem acontecer até o dia 5 de abril – prazo final estabelecido pela Lei Eleitoral para a descompatibilização de cargos no Executivo para quem pretende disputar a eleição deste ano.
Os secretários José Carlos Aleluia (DEM), de Urbanismo e Transporte (Semut); Ivanilson Gomes (PV), de Cidade Sustentável; e Maurício Trindade (PROS), de Promoção Social e Combate à Pobreza, devem disputar a eleição para deputado federal. Segundo Trindade – que é deputado federal licenciado –, o prefeito somente escolherá os sucessores nestas três secretarias após a definição sobre a candidatura da oposição ao governo do estado. “Uma coisa de cada vez. Primeiro, vai se resolver a sucessão, depois ele ficou de sentar com cada um de nós para resolver isso”, disse Trindade.
Na quinta, após a posse de Carreira, o prefeito foi lacônico ao falar sobre as mudanças, e disse que tratará delas “na hora certa”. Trindade revelou que indicará os nomes de três coordenadoras que já trabalham na pasta (Lena Calixto, Lidiane Seixas e Tatiana Badoró), mas não disse qual sua favorita. Na pasta de Urbanismo e Transporte, estão cotados os nomes do subsecretário Orlando Santos ou do ex-presidente da Conder Mário Godilho.
Na Sustentabilidade, o nome que deverá ser indicado pelo PV é o do subsecretário, André Fraga. Outro membro da gestão municipal que deve dar adeus ao cargo é a vice-prefeita, Célia Sacramento (PV). Segundo sua assessoria, ela já decidiu que será candidata, mas não definiu ainda para qual cargo. Pela legislação eleitoral, mesmo que perca a disputa, ela não poderá mais voltar a ocupar a cadeira de vice-prefeita, que ficará vaga até a próxima eleição municipal.
Ontem, na nomeação de Carreira, o prefeito afirmou que Albérico Mascarenhas já havia avisado, antes de ser nomeado para a Casa Civil, que não poderia ficar no cargo por muito tempo. “Sabíamos que a colaboração seria provisória. Mas o tempo que ficou foi suficiente para arrumar a casa”, disse, ressaltando a criação do Planejamento Estratégico e da coordenação do Projeto Orla. Quanto ao novo membro da equipe, o prefeito o qualificou como um “jogador que entra em campo e pode jogar em várias posições”.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade