A possibilidade do Carnaval de Salvador ganhar um novo circuito nos próximos anos da folia baiana deixou a população apreensiva sobre o que acontecerá com os atuais circuitos Dodô e Osmar.
Em contato com o iBahia no início de junho, o empresário Washington Paganelli, que integra a mesa diretora do Conselho do Carnaval de Salvador (Comcar), afirmou que a proposta é um desejo antigo, e que deve começar em 2023, caso seja aprovado.
Leia também:
Com a possibilidade do novo circuito, moradores, empresários e trabalhadores da região Barra/Ondina se juntaram para criar a campanha "S.O.S Carnaval SSA", com o intuito de chamar atenção para o cancelamento da criação de um novo circuito.
Em entrevista para o iBahia, a publicitária Camila Barbosa, de 33 anos, falou sobre a importância de ingressar na iniciativa, além da relação que tem com o carnaval da região.
"A importância dessa campanha é exatamente exaltar a tradição, a emoção que é vivida nos pontos principais que a gente tem ao longo de todo o circuito desde a concentração no Farol da Barra até aquele coral lindo que é feito no Morro do Gato", iniciou.
"A gente parar pra pensar num encontro de trios ou numa apresentação que um grande cantor faça, Daniela Mercury, Chiclete com Banana, de quem eu sou muito fã, ali no Morro do Gato integrando o folião pipoca com o pessoal do bloco, todo mundo cantando em uma só voz, é uma energia indescritível", completou.
Camila ainda destacou alguns pontos que entende como dificuldades caso exista a criação do novo circuito na Boca do Rio.
"A gente enxerga que a importância dessa campanha é lutar por essa tradição para que ela não se perca, pra que ela não seja um motivo pra que o circuito Dodô também seja penalizado", disse.
"Porque a partir do momento que se termina com o Carnaval no circuito Barra-Ondina a gente perde aquela conexão com o circuito Osmar e consequentemente deixa de gerar emprego e renda para toda a população que mora no entorno e que espera o ano inteiro para ter uma renda extra, o pessoal do Calabar, todo mundo daquele entorno que já espera por esse momento", explicou.
"A gente tem também uma dificuldade de mobilidade na cidade porque a partir do momento que a gente tem um carnaval que acontece em um dos cantos da cidade, o resto da cidade pode funcionar normalmente. A gente levar um carnaval para a Boca do Rio, no meio da orla, a gente vai travar a cidade inteira", finalizou.
Proposta
O novo circuito seguiria na Orla da Boca do Rio até o bairro de Patamares. Para a realização do carnaval no local, o trecho passaria por uma requalificação, como foi divulgado pela Prefeitura de Salvador.
Ainda de acordo com a proposta, o novo circuito seria responsável por tirar os trios e grandes artistas da Barra/Ondina e deixaria apenas atrações de menor porte.
“Nós já havíamos pensado nessa proposta há algum tempo. A ideia é dar um novo visual ao Carnaval com essa retomada de eventos, uma nova alternativa para a folia. Não queremos acabar com a festa na Barra, mas trazer um novo espaço. Ter mais um circuito”, contou Washignton Paganelli.
Novidades no processo
Em contato com o iBahia, Washington Paganelli falou sobre a análise da proposta pelo Conselho do Carnaval de Salvador (Comcar). Segundo ele, ainda não existe nada definido.
"A proposta está sendo analisada pelos membros que compõem o Comcar e ainda não temos definição", iniciou.
Sobre a última reunião que tiveram no feriado de Corpus Christi, ele contou o que ficou decidido: "Na última reunião foi decidido que ouviríamos todos os setores e posteriormente faríamos uma reunião geral para tomar uma decisão".
Segundo o perfil oficial da campanha SOS Carnaval, na segunda-feira, 4 de julho, moradores e comerciantes devem se reunir com o presidente do Conselho, Joaquim Nery, para falar sobre a possível mudança do modelo de Carnaval. A reunião acontece na Cabana da Barra, a partir das 10h.
Leia mais sobre Salvador no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias
Lucas Mascarenhas
Lucas Mascarenhas
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!