Bruno Reis voltou a falar sobre a falta de subsídio para o transporte público por parte do Governo Federal. Sem o dinheiro, o prefeito de Salvador afirmou que o sistema de transporte da capital baiana está próximo ao colapso.
"Estamos próximos de um colapso, esperamos que o subsídio possa sair. Minha próxima reunião é com o secretário da mobilidade para tratar o transporte público. Se o subsídio não sair, o reajuste terá que ser dado e isso vai causar problema em todo país", disse o prefeito. O PL que prevê o subsídio do transporte foi encaminhado à Câmara, mas ainda não entrou na pauta de votação.
O projeto de lei que que institui o Programa Nacional de Assistência à Mobilidade dos Idosos em Áreas Urbanas (Pnami) aguarda aprovação na Câmara dos Deputados. No entanto, o PL ainda não entrou na pauta de votação da Casa. O texto já foi aprovado no Senado.
Além do subsídio, Bruno Reis também pediu que o governo do estado reduza o ICMS do diesel.
"Duas medidas têm que acontecer: o subsídio federal e também, mais do que nunca, é necessária a redução do ICMS do transporte público. Defendemos que os estados façam sua parte. Não há mais estímulo fiscal que a prefeitura possa fazer. O estado aumentou 38% com a arrecadação do ICMS, há margem orçamentária para esse estímulo fiscal", pontuou.
Segundo o prefeito, atualmente a prefeitura está "resistindo". "Não há mais como a prefeitura subsidiar o transporte público. Aguardo essa aprovação do congresso. E quanto mais tempo demora para dar o reajuste, mais alto será".
Leia mais sobre Salvador em iBahia.com e siga o portal no Google notícias.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!