icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SALVADOR

Brinquedo é utilizado para aprendizado de matemática nas escolas

Os brinquedos eram utilizados em práticas antiestresse e nos últimos tempos conquistaram a criançada

foto autor

Redação iBahia

05/10/2021 às 11:45 • Atualizada em 27/08/2022 às 12:12 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Em todos os cantos é possível ver esse brinquedo na mãos dos mais jovens. Ele é colorido, cheio de bolinhas e na pandemia virou uma verdadeira febre. Estamos falando do POP IT, um tipo de fidget toys. Mas o que é isso na prática?

Vamos explicar: 'Fidget toys' são brinquedos educativos que proporcionam a exploração sensorial de uma forma diferenciada. Eles eram utilizados nas práticas antiestresse e nos últimos tempos conquistaram a criançada por emitir um barulho ao apertar as bolinhas de silicone; o que remete à conhecida prática relaxante de estourar plástico bolha.

Em relação ao custo, o alívio foi para o bolso dos pais, já que os objetos pode custar entre R$ 7 (na internet) e R$ 90, a depender do tipo ou modelo.

A prática está tão comum que até algumas instituições estão aproveitando para trazer o brinquedo como forma de aprendizado. A Villa Global Education, por exemplo, utiliza os pop it's nas aulas de Matemática e Português.

"Na aula de matemática, trabalhamos com multiplicação, tabuada e disposição retangular. A ideia é que a partir da contagem de bolinhas do brinquedo, a criança entenda a lógica da multiplicação de uma forma prática e divertida”, explica a professora da instituição, Larissa Gouveia.

Já na aula de Língua Portuguesa, o conteúdo trabalhado foi a separação silábica. “A cada sílaba falada, o aluno apertava a bolinha para realizar a contagem de sílabas ou para identificar qual é a sílaba mais forte”, complementa a educadora.

Agora, um alerta as mamães e papais de plantão. A coordenadora pedagógica, Daniela Oliveira, revelou que é importante o incentivo desses usos com um objetivo. Na rotina, além de aliviar a tensão, é importante que o jovem aproveite o tempo para aprender.

"Ao invés de proibir o uso, nós encontramos uma forma lúdica e prática de desenvolver as habilidades propostas pelos componentes curriculares. O aprendizado flui de uma forma divertida e significativa”, finalizou.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador