icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SALVADOR

Beach training é uma das opções no Jardim de Alah neste verão

Grupos de treinamento procuram o local aos finais de semana para realizar a atividade

foto autor

02/01/2014 às 7:30 • Atualizada em 28/08/2022 às 10:48 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
No Jardim de Alah, nos finais de semana pela manhã, se tornou comum ver grupos se exercitando na areia fofa da praia. Composto por um circuito com diferentes estações diferentes obstáculos, o treinamento funcional na areia, ou "beach training", trabalha o fortalecimento muscular, coordenação motora, equilíbrio, velocidade e concentração, além de queimar calorias e auxiliar na perda de peso.
O "beach training" usa diferentes estações de obstáculos para fortalecer a musculatura e queimar calorias
Correr entre cones, saltar bambolês, desviar de canos fincados na areia e se arrastar por debaixo de elásticos são algumas das atividades envolvidas em um circuito de treinamento funcional. A prática na praia confere ainda mais intensidade, devido à resistência imposta pela areia. "Um treino na areia nunca é fraco, é sempre de moderado a forte. Uma caminhada na praia, sempre vai ser um exercício moderado", afirma Roque Lima, personal trainer que coordena treinos de beach training no Jardim de Alah aos domingos.
A areia confere ainda mais intensidade ao exercício físico
No verão, este tipo de atividade é ainda mais requisitada. Nem mesmo o céu nublado do domingo (22) impediu que Gabriela e Cláudia Nuno aproveitassem a manhã para praticar o exercício. "É totalmente diferente do que na academia. Aqui é bem mais pesado, mais dinâmico e mais divertido", comenta Gabriela. "O pessoal gosta mais em relação ao treino fechado. Por ser na praia também aumenta a procura", afirma Fabiano Pereira. Ele é professor de educação física e um dos coordenadores da equipe de corrida Triplaforma. O grupo realiza os treinamentos de base, que preparam o corpo para a corrida, às segundas e quartas, a partir de 5h30, e aos sábados, a partir das 6h.
Por ser realizado ao ar livre, algumas precauções precisam ser observadas durante a atividade. Se manter bem hidratado e usar protetor solar são cuidados fundamentais. O melhor mesmo é aproveitar a manhã, para evitar exposição demais ao sol. "Antes a gente começava 7h30, mas eu vi a necessidade de mudar para 6h30 no verão, por causa do sol forte", explica Roque.
Com cerca de uma hora de duração, o treino é intenso, o que não significa que existam muitas restrições para a prática. "A frequência cardíaca do aluno é monitorada e, entre uma estação e outra tem um tempo de descanso", explica Fabiano. Segundo o professor, quem tem o batimento mais acelerado descansa por mais tempo. Problemas na coluna ou no joelho também podem ser compensados, adaptando alguns trechos do circuito. "Quem tem problema de joelho eu recomendo que passe por cima dos obstáculos, ao invés de pular, o que já faz diferença", exemplifica Roque.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador