Baleias da espécie Jubarte foram vistas no litoral de Salvador na manhã desta sexta-feira (21). Os animais foram flagrados na Baía-de-Todos-os-Santos e passaram perto do Yatch Club da Bahia e Porto da Barra, uma das praias mais conhecidas da capital baiana.
Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver feito pelo menos duas baleias nadando ao lado de um barco de pescadores. Além de borrifadas, o registro mostra os animais marinhos colocando a nadadeira caudal para fora d’água.
Leia também:
Apesar da temporada de observação das baleias jubarte em Salvador só começar oficialmente em julho, os animas marinhos chegaram mais cedo nesta temporada.
“Elas passaram pela frente do Porto da Barra, bem pertinho. Cada vez mais, a gente vai ver esses animais. No ano passado, foram contabilizadas 47 baleias dentro da Baía de Todos-os-Santos“, afirma Gustavo Rodamilans, coordenador do Projeto Baleia Jubarte, que trabalha na pesquisa, monitoramento e preservação da espécie.
Aberta a temporada de observação de baleias jubarte em Salvador
De acordo com informações do Instituto Baleia Jubarte, que trabalha com o monitoramento e conservação da espécie, a população desses animais já chega a 25 mil no Brasil. A expectativa é de que esses mamíferos apareçam ainda mais em Salvador até o fim do período reprodutivo.
Em 2023, o Projeto Baleia Jubarte registrou 843 animais na capital baiana. As baleias dessa espécie saem da Antártica e viajam por volta de dois meses até às águas quentes no litoral brasileiro para o período de reprodução, que dura entre os meses de julho e novembro. O animal pode atingir até 16 metros de comprimento, pesar até cerca de 30 toneladas.
A recomendação é não se aproximar das baleias a menos de 100 metros – inclusive previsto na legislação brasileira, que proíbe o mergulho junto a esses animais.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!