O centro da capital baiana amanheceu, nesta quarta-feira (7), lotado de baianos e turistas, que foram acompanhar o desfile cívico da Independência do Brasil, o 7 de Setembro. E a irreverência foi vista durante todo o percurso que começou no Largo da Graça, seguiu pelo Corredor da Vitória, Campo Grande, Praça do Relógio de São Pedro, e só foi finalizado na Praça Castro Alves.
Dona Gildete dos Santos, mais conhecida como Gildete Brasil, chegou antes mesmo das autoridades. Vestida com a bandeira do Brasil e colares coloridos, a soteropolitana falou sobre o amor que tem pela pátria e também da alegria de participar do desfile.
Leia também:
"Eu amo meu Brasil. Gostaria que nosso povo fosse mais respeitado, tivesse sálario digno e hoje, então, estamos aqui homenageando o país; pedindo sempre solidariedade pelo nosso povo. Eu amo a minha pátria. O 7 de Setembro é a data da nossa independência, entre aspas, porque não somos independentes totalmente, dependemos de muitas coisas, mas é isso: 'Independência ou morte', né?! Como já dizia D. Pedro", falou a aposentada.
Ao longo do percurso, seu Benedito, que estava vestido de homem-aranha e segurando uma réplica da Constituição, falou sobre a importância da luta do povo. "Eu vim representar a independência do Brasil, pensando nos baianos para que eles lutem. Nós temos que lutar para vencer", pontuou ele.
Muitas famílias também marcaram presença pelo intinerário feito pelos grupos e autoridades. Uma delas , era de Carolina Santos Pereira de Jesus, integrante do Exército. Ela mora no Rio de Janeiro e aproveitou a oportunidade para ver os parentes, mostrar um pouco da tradição da festa, e claro, do trabalho dela para mais jovens.
"Pra mim é muito emocionante principalmente porque é o bicentenário da independência do Brasil. E voltar a desfilar é muito bom, porque eu já desfilei pelo CPM (Colégio da Polícia Militar) por 4 anos seguidos. É muito bom voltar", explicou a militar.
Das sacadas dos edifícios, muitos moradores acompanharam a passagem do grupos. Confira todos os detalhes abaixo.
Leia mais sobre Salvador em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!